Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Opinião



Recado para Mauri Lima 


Caso alguém não lembre ou saiba, Mauri Lima é o preparador de goleiros do Grêmio. Foi ou é considerado o melhor dos brasileiros em sua função. Treinou por anos o arqueiro Cássio no Corinthians Paulista. Não há dúvidas quanto à competência de seu trabalho.

No entanto, um fato está deixando a desejar no desempenho dos goleiros gremistas; a total vulnerabilidade nas cobranças de penalidades máximas ou tiros livres, em especial, o veterano Marchesin, que, seja por deficiência, seja por herança da regra antiga que quase imobilizava por completo os goleiros no tiro fatal, sequer acerta o lado da cobrança, porque se aventura desafortunadamente em salto infrutífero, resultante da opção antes do batedor executar o chute. Isso está virando mamão com açúcar para os cobradores dos oponentes gremistas.

Sempre tive comigo que defender pênaltis é extramamente difícil, mas, mesmo assim, há chances do goleiro pegar. Aprendi com Gilmar, o bi campeão mundial (58-62), emérito pegador cuja receita, ele resumia na seguinte expressão: um olho na bola, outro no pé do batedor.

Vendo Gabriel Vasconcelos, do Juventude, sempre acertar o lado em que a bola vai na penalidade e isso notei há cerca de três semanas, vide O Lado da Batida, quarto parágrafo do texto, resolvo pedir que esta postagem chegue ao preparador de goleiros Tricolor para que o mesmo entre em contato com o seu correspondente de função no Ju + Gabriel Vasconcelos para palestrarem ou terem uma simples troca de informações do porquê, enfim, qual a técnica que é utilizada nestes lances e capacitarem Marchesin & cia. Importante! terem humildade para rever os conceitos enraizados ao longo de suas carreiras. Pior do que está, não fica.

Não se trata de ironia, nem de petulância de minha parte querer ensinar o padre a rezar a missa, mas, depois de mais de cinco décadas observando o esporte bretão, dar uma contribuição ao time do coração, debelar esse estigma de ter goleiros ineficientes neste importante e, às vezes, decisivo quesito. 

Que isso se torne uma arma importante em busca das vitórias e conquistas.

15 comentários:

  1. Eu tenho um "conceito" de que só se defende o penalti mal batido....logo, melhor aguardar a cobrança (vai que o cara tenta uma cavadinha ou chuta no meio).

    Só que até grandes pegadores, como Taffarel e Dida, por vezes, escolhiam canto (de certo estudavam o cobrador iam pelo histórico).

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Glaucio
    Pênalti bem batido, zero de chances para o goleiro.
    No caso do Marchesin, melhor arriscar outro movimento. Como escrevi, pior não fica.

    ResponderExcluir
  3. Os bons pegadores de pênalti mais recentes são Diego Alves e Sérgio Romero. Característica em comum: ambos esperam o batedor e explodem imediatamente em direção à bola. Na minha opinião é a melhor chance de pegar pênalti
    Dida e Taffarel faziam assim na maioria das vezes também!
    Escolher canto já é ruim...mas escolher o canto antes do batedor é terrível!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Anderson. Inclusive, os batedores dão a última passada de forma mais lenta para ver a queda do arqueiro.
    Se os goleiros ficam imóveis, o batedor até hesita no derradeiro momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aumenta a possibilidade de errar o alvo.
      Nelson

      Excluir
  5. Pegador de pênalti espera a batida, olha para a bola e não para o batedor.
    Pênalti bem batido é gol em qualquer situação. Mas a maioria é mal batido e a um metro do meio do gol, se ficar parado olhando a bola pega 60% ou mais.
    Coisa ridícula o nosso goleiro pulando igual a um pateta.

    ResponderExcluir
  6. Quantos goleiros já vimos acertar o canto e a bola passar por baixo do seu corpo...pulou mais do que precisava e não olhou a bola, o tal frango no pênalti.

    ResponderExcluir
  7. O Marchesin, no Grêmio, erra o lado da cobrança todas as vezes. Não sei como fazem os pegadores de pênaltis, mas o goleiro do Juventude realmente é muito bom. Se conseguirmos uma dica seria ótimo. Senão, como alguns já sugeriram, melhor aguardar as cobrança. Vai ser difícil pegar, mas bem melhor do que errar em todas as cobranças.

    ResponderExcluir
  8. Por sinal, por que o Grêmio não tentou a contratação do Gabriel p/ ser reserva imediato de Marchesin? Poderia dispensar o Caíque e o que veio do Cruzeiro e ficaríamos com o Felipe Sheibit como 3o. e ao mesmo tempo cavando espaço p/ subir na hierarquia.

    ResponderExcluir
  9. Gabriel é bem rodado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Vasconcellos

    ResponderExcluir
  10. Lembro que o Gabriel era extremamente contestado no Coritiba. Foi pro Juventude e seguiu sendo o goleiro mediano que é. Na decisão de pênaltis contra o Inter no Gauchão não acertou nenhum canto e só pegou o do Robert Renan pq foi tão fraco que ele conseguiu voltar e defender. Mas tomou um do Valência no meio, a meia altura e muito fraca. Eu acredito que foi o preparador de goleiros do Ju que conseguiu implementar a técnica de pegar e o Gabriel acabou aprendendo e agora se destacando no quesito.
    Mas até o início do ano ele não acertava canto algum também!

    ResponderExcluir
  11. Gabriel faz 32 anos em setembro, atua pelo Juventude , emprestado pelo Coritiba.
    Vale a pena contratar só para ensinar os goleiros do Grêmio a pegar pênaltis.
    Nelson

    ResponderExcluir