Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Opinião




Mudanças não podem ser apenas de Nomes 


Estas frases já foram escritas antes, ou seja, as que pediam mudanças em início de temporada, então, não sei se serão "palavras ao vento", novamente. De qualquer forma, a esperança se renova.

Aguardei o final do dia, porque imaginava que a saída do treinador, não seria a única baixa no departamento de futebol. Acertei, porque Brum "pediu o boné".

A entrevista dele ao cair da tarde teve um pedaço do depoimento, que, no mínimo, dá para dizer que apresentou um momento de infelicidade: "Renato é um cara legal, até me deixou entrar no vestiário". Palavras do vice de futebol. Fico por aqui neste assunto.

As mudanças que o Tricolor precisa fazer, vão além de nomes para técnico e do vice, há necessidade de uma "limpa" no elenco e uma oxigenação no departamento que contrata.

Se os equívocos nas aquisições para o grupo eram de responsabilidade do treinador que saiu, isto oferece duas óticas, a primeira dá um alívio (Fábio, Rodrigo Caio, Edenílson, Diego Costa, antes, Reinaldo, Thiago Neves, Robinho e Luan), possivelmente, a busca por reforços vai almejar perfis diferentes sem o seu "tutor"; a segunda ótica demonstra a omissão de quem comanda, afinal, formar o plantel é responsabilidade final dos dirigentes. Eles podem e devem ouvir o treinador, mas a caneta é deles.

O passado do clube nesta situação dá uma contribuição essencial neste instante, pois todas as vezes em que Renato foi liberado, a escolha do sucessor resumiu-se em tragicomédia: Julinho Camargo em 2011, Enderson Moreira em 2014 e Tiago Nunes em 2021. Mais do que realizar a cirurgia, o pós-operatório deve ser impecável, senão, a saudade vai bater.

Saindo do assunto Grêmio, eu arrisco a dizer que Roger Machado está perdendo o "gás". Ouvi jornalistas identificados com o Inter e outros que não saíram do armário, ainda, acharem um absurdo essa desconfiança. Não, não é. Por que? Porque foram 7 gols sofridos em 3 jogos, três derrotas, sendo que a mais amena, o 0 a 1 em casa, ocorreu para um Botafogo ainda de ressaca pelo título inédito da Libertadores. Passou uma boiada de gols pela meta de Rochet.

Basta puxar pela memória, 2016, Renato assume no lugar de Roger, após goleadas para Coritiba e Ponte Preta. Não era o Bayern München, nem o Ajax.

Posso me enganar, mas o meu sentimento é que as melancias se desencaixaram na carreta guiada por Roger.


13 comentários:

  1. Estou muitíssimo FELIZ!!! Agora é FESTEJAR essa saída que já deveria ter acontecido muito antes.
    Que Renato não volte + a ocupar a casa mata tricolor, a menos que se recicle como treinador, o que acho bastante difícil. Agora, temos que ser cirúrgicos nas escolhas do depto de futebol e comissão técnica. AVANTE TRICOLOR!!! MIRAR NOVOS TEMPOS!!!
    Que alegria!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, isso parece que vai acontecer, pois a "capina" parece ser grande.

      Excluir
  2. Sobre o Roger, ele é um ótimo treinador e faz um ótimo trabalho no rival, mas no momento que percebeu que dava pra ganhar o título a maionese desandou.

    E essa era a história do Roger em outros trabalhos, muito bons mas na hora do vamos ver nada. Por isso o inter não assusta pensando na próxima temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto
      é o mesmo espectro que assombrou o Botafogo por um bom tempo. Roger está com essa pecha.

      Excluir
  3. Alguns considerações, cerca de 150 torcedores foram se despedir do Renato no Salgado Filho. Adivinhem quem? Os também usurpadores do clube, os "da Geral". Foram homenagear aquele que nos últimos 06 anos em nada contribuiu com a instituição, nem dentro das 04 linhas nem fora delas. Em tempo, o Grêmio está pensando em 02 ótimos profissionais, que inclusive já contribuiram e muito com o clube e que foram escurraçados por este sujeito "intitulado" treinador e que mandava e desmandava no clube. Como estes profissionais gostavam de disciplina e comprometimento, é claro, que não cairam nas graças deste que era e é avesso ao trabalho sério e intenso. Eu quero ver ele ter fora, essas mordomias que tinha por aqui.
    AVANTE GRÊMIO!!! FAXINA GERAL!!! E QUE VENHAM NOVOS E BONS TEMPOS!!!

    ResponderExcluir
  4. Tomara que Renato não seja a 1a. opção a ser lembrada caso algum técnico depois de algum tempo no comando da equipe, por um motivo ou outro, não der certo. Precisamos avançar a partir de agora e nunca retroceder!!! CHEGA de Renato ser constantemente lembrado como se não houvesse luz no horizonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato só vai ser lembrado futuramente, se fizer bons trabalhos fora do Grêmio.

      Excluir
  5. Em tempo!!! Ainda bem que Tite não quer vir!!! Embora seja um bom treinador não me agradaria neste momento.

    ResponderExcluir
  6. Crespo não me entusiasma. Acho Ramón Diaz bem superior. Meu ficha 01 seria Luis Castro, depois deste as alternativas passam a ser escassas.

    ResponderExcluir
  7. Não se enganem!!! A torcida foi ao aeroporto ter a certeza de que ele realmente embarcaria!!!😂😂😂

    ResponderExcluir
  8. Antes de treinador estrangeiro, eu tentaria o Carpini. Ele não foi bem no São Paulo, mas o SPFC atual é um moedor de carne e bagunçado institucionalmente. Acho que aqui faria um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Vinnie
    Concordo, não dá para por na mesma panela os casos de insucessos de Julinho, Tiago Nunes. Carpini é de outra turma. Vai crescer muito na profissão.
    Bom nome, certamente.

    ResponderExcluir