Páginas

domingo, 11 de maio de 2014

Opinião



Grêmio vence e se aproxima dos líderes

Para começo de conversa, grande vitória contra um adversário muito forte em casa; aqui uma observação, um dos "rebaixáveis", porém, fez um jogo pegado e nisso foi ajudado pela característica da arbitragem que deixou a bola correr.

Era fundamental ganhar de qualquer jeito, mas o Tricolor hoje convenceu. Foi muito brigador, peleador e em vários momentos mostrou técnica que foi o grande diferencial na partida; teve mais "bola" que o time catarinense. Impô-se. Falta confirmar que essa performance pode ser repetida e principalmente, melhorada.

O primeiro tempo terminou 1 a 0 com gol de Barcos que aparou passe de cabeça e virou rápido de pé direito, dessa vez a bola não explodiu em nenhum defensor, aliás, passou entre um zagueiro e o goleiro.  Vale destacar as duas defesas importantes de Marcelo Grohe e a atuação de Riveros que fez a leitura perfeita do tipo de arbitragem, os demais estranharam.

Enderson ao 13 minutos tirou Alan Ruiz e Rodriguinho que fizeram boa partida, mas parece que cansaram, Luan e Ramiro ingressaram e aí o Imortal tomou conta; sustos apenas no final, uma ótima defesa de Grohe e o gol de Tiago Luiz.

O ataque funcionou com Barcos, Luan e Dudu numa troca de passes; o Pirata recebeu, com um corte tirou zagueiro e goleiro no mesmo lance e de pé esquerdo encostou para a rede. Agora são 17 gols em 4 meses de atividades em 2014. 
*Corrigi agora, 13 gols Gauchão, 2 Libertadores e 2 Brasileiro.

Individualmente, brilharam Barcos que vinha jogando bem, faltavam os gols e Marcelo Grohe que foi muito bem, apesar da forma como levou o gol. O miolo da zaga funcionou bem na bola rasteira; por cima, a coisa andou feia. Rodriguinho fez uma grande partida, merece sequência. Os demais, bastante empenho e um futebol aceitável. Não gostei de Pará e Wendell, este último, errou feio no tento da Chapecoense, apesar da grande dedicação da dupla.

Luan em poucos momentos, demonstrou que pode e deve ser titular, que essa situação de reserva é absolutamente transitória.

Se o Grêmio readquirir confiança e mais alguns reforços, poucos, é verdade + as vitórias em casa, poderá brigar pela parte mais nobre da tabela. É este o caminho, resta saber se terá bala na agulha até Dezembro.

12 comentários:

  1. Bruxo,
    a Chapecoense é o tipo de time que vai vencer algumas partidas em casa, devido à sua entrega. Quem pensa que vai entrar na Arena Condá e sair de lá com três pontos na bagagem sem deixar pelo menos muito suor, engana-se redondamente. A Chapecoense fora de casa não será páreo para nenhuma equipe grande, mas na sua casa fará muito time grande rodar. Foi assim hoje. O Grêmio lutou para levar os três pontos da Arena.

    Bom jogo, com muita luta do Tricolor, entrega dos jogadores e entendimento que sem empenho as vitórias não aparecem. Numa tabela um pouco “torta”, com quatro rodadas jogadas e algumas equipes fazendo três jogos fora (Corínthians, Cruzeiro, Grêmio, Sport Recife e Vitória) e outras fazendo três jogos em casa (Chapecoense, Inter, Bahia, Atlético-MG, Fluminense e São Paulo), o resultado alcançado hoje coloca o Grêmio na briga pelas primeiras colocações.

    O campeonato está nos primeiros degraus, mas é aí que se organiza a longa caminhada, com final em dezembro. O importante é ganhar confiança novamente. E foi com confiança que o Grêmio enfrentou a Chapecoense, que não abriu mão da forte marcação. Barcos mostrou sua aptidão para o gol, chegando a 17 em 2014. Marcelo Grohe foi ótimo, praticando no mínimo quatro defesas importantes. Apesar da “falha” no gol do adversário. Luan, retornando ao time, foi um pouco tímido ainda. Parece que tem medo do corpo a corpo. Mas vai melhorar. O Grêmio crescerá!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Alvirubro!
    De tudo, o que menos gostei foi o vazamento da zaga na bola aérea. Hoje, o ponto fraco foi a defesa, exceção do Grohe que foi bem nos fundamentos que domina: reflexo, agilidade e principalmente, coragem na saída para o enfrentamento com os atacantes. Galatto, por exemplo, não sai assim por medo.
    O gol sofrido veio em decorrência do "braço curto".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, ate entendo que nos podemos ter preferencias. Ate entendo que uns podem ser melhores que outros na visao do torcedor. Mas, quando se pega no pe demais, chega a hora de pararmos e analisarmos o porque de estarmos pegando no pe de alguem.
      Grohe pode ter falhado em alguns lances, mas e um goleiro muito bom. Ao final do campeonato me cobre sobre esta afirmativa. Esta no nivel dos melhores deste brasileiro.
      A preferencia e uma coisa que as vezes distorce a realidade.
      Veja os goleiros convocados para a Copa. O unico que realmente esta numa fase acima dos demais e Victor, no entanto, pela preferencia do treinador, da imprensa e das "pressoes ocultas", Julio Cesar e que sera o goleiro da Copa. Fazer o que?
      Goleiro falha como centro avante falha. Faz parte.
      Assim como o centro avante fara muitos gols porque a bola chega em quantidade e qualidade para que o aproveitamento absoluto (nao em percentagem) leve a vitoria, ou seja, o meio alimentou o ataque, o sucesso de um goleiro depende muito do sistema defensivo de um time.
      Barcos hoje teve quatro chances, converteu duas. Se olharmos o aproveitamento, este foi de 50%. Se isto fosse com Grohe, teriamos perdido a partida.

      Excluir
    2. Arih!
      Realmente, hoje a vitória passou pelas mãos de Grohe.

      Excluir
    3. Paulo Juliano12/05/2014, 11:18

      Dois cruzamento seguidos na pequena área, em um, bola na trave, noutro, zagueiro cabeceando livre. Chega a dar pavor a bola aérea defensiva do Grêmio.

      Excluir
  3. O importante foi os tres pontos.
    Vibrei com a ascensao da Chapecoense para a serie A, mas venhamos, a Chapecoense e um dos candidatos a rebaixamento. Mesmo assim, nao anula uma boa partida do tricolor.
    Por falar nisto, o Joinvile esta muito bem e deve subir.
    Me junto ao desabafo do Barcos. Justamente eu que critiquei sua contratacao por ter sido muito cara para os padroes tricolores. Andam falando em seu valor na base de 7 milhoes. Simplesmente a metade do que o Gremio pagou por ele. Um absurdo. Mas, no Gremio os absurdos sao comuns. Barcos tem toda a razao em desabafar. A pressao da torcida anda exagerada e justamente em cima de quem nao tem nada a ver com este estado de coisas. Se Barcos nao fez mais gols ate agora foi porque a bola nao chega com qualidade para ele. Ai me aparece uns marginais travestidos de conselheiros, outros marginais na Geral, aliados aos marginais das redes sociais e criticam quem deveriam estar apoiando. Esta turma e, na realidade, os de coracao vermelho que se infiltram, se travestem de azul para por lenha na fogueira e o bando de idiotas gremistas entram nesta pilha. Deveriam estar criticando a direcao por nao fazer o que deve que e, no minimo, qualificar o grupo. Para isto bastam dois ou tres jogadores de qualidade. Tivessemos isto hoje e estariamos no G4 visto que os pontos perdidos para o Atl-PR e Santos nos colocariam bem mais acima. Nao foi o time, nem o tecnico, que perdeu estes pontos e sim, a direcao irresponsavel que temos.
    Ai me vem os entendidos que criticaram o Victor que saiu para ser campeao e estar na Copa 2014; criticaram o Fabio Santos que e titular absoluto ate hoje no Corinthians; chegaram a esbocar criticas ao Moreno que esta fazendo gols em todos os jogos; chegaram a criticar Souza que e titularissimo no Sao Paulo; elogiavam Neuton e criaram a maior confusao quando foi negociado (diziam que ali estava o futuro do Gremio) e onde esta Neuton? Jogou muito, nao e mesmo? Leandro era a razao de todos os males do Gremio. Foi para o Palmeiras ser artilheiro do time em 2013 e convocado para a selecao sub qualquer coisa. Estes sao os verdadeiros colorados dentro da torcida azul. Nao conseguem enxergar nada alem do proprio nariz. Se enxergassem alem viriam que o problema todo esta na direcao. Que as vaias e reivindicacoes, cartazes, faixas, cobrancas deveriam ir todas ao dirigentes. Como sao espertos, nomeiam uns queridinhos e criticam os outros jogadores que nao estao neste rol. O jogo de hoje e mais uma amostra disto. Werley nao teve culpa nenhuma em nenhum gol, mas o queridinho Bressan sai aplaudido sendo que falhou no segundo lance da defesa milagrosa do Grohe e depois falhou ao deixar o jogador da Chapecoense entrar livre e fazer o cruzamento que resultou no gol adversario (depois da falha do Wendell). Ate Edinho falhou ao nao acompanhar o Tiago que entra livre para pegar o rebote do Grohe. Mas os culpados sao aqueles que eles nomearam como culpados.
    E por isso que nao andamos pra frente.
    Enquanto o Gremio tiver torcedores deste nivel, as direcoes continuarao a fazer o que bem entendem e os culpados continuarao a ser os jogadores que como Barcos mostram que nao possuem sangue de barata. Como todos os outros que sairam porque ja nao aguentavam mais os entendidos que desejam a volta de Kleber, de Kleeeeber, como se este traste resolvesse alguma coisa, que desejam a contratacao de Adriano como se esta porcaria faria alguma diferenca (alias, faz diferenca sim: contaminou o ambiente do Atl-PR a tal ponto da direcao afastar mais de dez jogadores do grupo).
    E os maiores prejudicados continuarao a ser todos nos.
    Bem, mas o Gremio ganhou. Neste campeonato longo havera outras partidas que ganharemos e perderemos, mas se nao houver uma mudanca de postura da torcida, da direcao, sera mais um campeonato jogado fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano12/05/2014, 11:24

      Correção, Arih, o Leandro chegou a ser convocado para a SELEÇÃO PRINCIPAL!! E mais, pelo FELIPÃO!!! Mas claro, pra isso também há tese...
      O Werley é um caso raro, é ruim de doer, mas para alguns tem culpa até da alta do dolar, o que fica visível quando ele é culpado de uma jogada que ocorre na esquerda mesmo jogando na direita, enfim, tem tese pra isso também.
      Mas isso é assim mesmo, o Rodriguinho não virou bruxo mesmo sem nunca ter jogado com o Enderson? E tem motivo? Claro que tem, foi preterido o atleta da predileção.
      Tudo tem explicação Arih, e quando as coisas começam a ficar claras é que se percebe que deveriam fundar o: "Minha Opinião Futebol Clube".

      Excluir
  4. Arih!
    Está tudo embolado mesmo. Pode até aparecer um time disparando, mas hoje se observarmos quem está na frente para o sétimo colocado, a diferença é 1 vitória. Alguns jogaram 3 de 4 partidas em casa, ora isso faz diferença.
    O jogo de hoje era cruel, porque se perdesse pontos, a situação anímica seria quase insustentável e deveria haver um choque.
    Se a Direção fizer a parte dela, que é colocar os salários em dia, redefinir o elenco, liberando algumas apostas e outras certezas, dá para fazer "um barulho" neste campeonato, especialmente se não perder pontos em casa. Isso é fundamental.

    ResponderExcluir
  5. O futebol do Grêmio nesse início de campeonato não permite empolgar, mas 7 pontos em 4 partidas, sendo três fora de casa, é uma ótima média. Se considerarmos que, para ser campeão, temos que empatar fora e ganhar em casa, teríamos 6 pontos, por exemplo. Bons números, mesmo que o futebol não esteja coerente com o resultado.

    O que alimenta a esperança é que os outros times são ruins de doer (dei uma espiada em Santos e Figueirense ontem. O que é aquilo?)

    Marcos BSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos!
      Assisti meio distraído o Santos x Figueirense, concordo contigo; foi constrangedor, além disso o gol primeiro, um impedimento não assinalado.
      Está muito difícil ver um bom jogo. Vi trechos do Fla x Flu; um pouco melhor do que o jogo do Figueira.
      Acho que o Grêmio fez uma partida adequada para as circunstâncias, a Chapecoense botou raça e entrega, se o Tricolor entrasse passeando, certamente não sairia com os 3 pontos.

      Excluir
  6. Paulo Juliano12/05/2014, 11:26

    Não vou dizer que a vitória me animou muito, o time da Chape é ruim, mas Deus! Como é ruim e ainda assim, lá pelo finalzinho, o Grêmio conseguiu passar um apuro. De tudo o que assistir a única certeza que tive é: Gilmar Dal Pozzo no Grêmio só podia ser piada mesmo.

    ResponderExcluir
  7. PJ!
    Gostei demais da vitória, porque fazia mais de 30 anos que o Grêmio não visitava oficialmente aquela região, o campo é pequeno e a Chapecoense estava muito motivada. O Tricolor soube encarar a pressão e fez sua obrigação; já tivemos jogos que era para 3 pontos e o time ficou no meio do caminho, vide contra o Furacão na primeira rodada.
    Resta saber como será a semana; duas boas notícias, Rhodolfo volta e Edinho está suspenso. Este jogador é para determinadas partidas.

    ResponderExcluir