Páginas

domingo, 1 de junho de 2014

Opinião



Empate escancara problemas do Grêmio

Num joguinho de dar dó, o misto do Palmeiras só não ganhou do Grêmio em Caxias do Sul por um erro de arbitragem, o que, aliás, seria injusto. Era para 0 a 0. Castigo para quem assistiu, mais ainda, para quem pagou ingresso.

Uma das verdades que aprendi no futebol é: quando um grupo de razoável para bom ou muito bom, produz pouco ou quase nada, as causas não estão dentro do campo. Moram à beira do gramado ou nos gabinetes dos diretores. O Tricolor padece. Os sintomas estão à vista. 

Hoje, Pará foi o destaque, ninguém mais. A defesa foi mal contra um ataque fantasma, o meio de campo é um horror, Edinho nada fez, Ramiro improdutivo, Alan Ruiz joga um futebol dos anos 70, Dudu e Rodriguinho afundam a cada jogo, claro! sobrou para o Barcos. Convém recordar que as chances de gol passaram por ele, mas está devendo, também. Marquinhos Pedroso, para um estreante, foi regular para bom. Na comparação com Breno, está no superavit.

As trocas de Enderson pioraram o time; arrisco dizer que é melhor emprestar o Maxi Rodriguez, senão, vamos ficar achando que ele é a solução; definitivamente, não é. 

A entrada de Kléber mostra que Enderson não tem coragem ou estofo para alterar o atual estágio do Grêmio. Era Lucas Coelho ou Éverton, nunca Kléber. Repito, ou não teve peito ou discernimento na troca.

Zé Roberto em poucos momentos fez mais que Dudu na segunda fase; mas nada consequente. 

Após as mexidas, isto aos  15 minutos, casos de Maxi e Kléber, o time teve uma única situação de gol com Alan Ruiz chutando para fora. O que era pouco, virou nada.

Tenho quase certeza que as soluções para o Tricolor passam muito mais pelo acerto financeiro e troca de comando técnico do que na mexida de algumas peças do time.

Para mim, escancarou-se um obviedade; não basta tirar apenas o bode da sala. O furo é outro.

32 comentários:

  1. Concordo c muitas coisas, c discordo d outras tantas amigo bruxo - a exemplo.do Ruiz dono d um futebol q Admir, aliado a inteligência na leitura do jogo. Concordo, v.g. q o maxi ñ pode ser solução, boa opção sim, solução não. Mas convenhamos não há análise individual q resista ao nosso técnico. Enderson hj é tão prejudicial ao time q ñ permite ao menos formar uma conclusão das posições deficientes e p um time c parcos recursos p investir oq exige margem d erro zero é prenúncio d fracasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      A minha dúvida é: será só o problema do técnico ou há mais alguma coisa no vestiário, além do atraso do salário?
      Que o Enderson tem a sua parcela de culpa eu não tenho dúvida, mas será que não é só isso?

      Excluir
    2. Paulo Juliano02/06/2014, 09:17

      Não creio em outra coisa Bruxo, não existem laranjas podres no grupo do Grêmio.

      Excluir
  2. Glaucio Missioneiro01/06/2014, 20:55

    Bom, se o Maxi que não é solução, e entre 15 minutos, jogo sim, jogo não, deve ser emprestado, o que deve ser feito com Rodriguinho e Dudu ?

    ResponderExcluir
  3. Glaucio!
    O Maxi já passou por mais de um treinador, está há um ano e meio, repete os mesmos erros. Dudu e Rodriguinho já mostraram sequências de bons jogos, o Maxi sempre que saiu jogando afundou; talvez seja timidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro01/06/2014, 21:18

      Quando foi a última que o Maxi saiu jogando ?

      Eu já disse, deêm 5 (cinco) jogos, SEGUIDOS, iniciando, e ele não sai mais do time.

      No ano passado eu até entendia o Renato, mas esse ano não tem desculpa.

      Excluir
    2. Pois eu não tenho essa certeza; acho inclusive, inferior ao Bertoglio.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro01/06/2014, 21:26

      Olha, eu acho ele melhor, mas também gostava do Bertoglio. O problema desse eram as seguidas lesões.

      Cara, reflita bem, acho que tu preferência pelo Zé no início do ano, e ter apostado no Rodriguinho estão te cegando quanto ao Máxi.

      Dia desses eu "intimei" o Pj pra esperar o Rodriguinho completar o mesmo tempo de jogo do Maxi, pelo Grêmio, para aí, compararmos as contribuições efetivas (gols e assistências) de ambos.
      Será que já deu ? Caso afirmativo, não dá "nem pro cheiro".

      Excluir
    4. Paulo Juliano02/06/2014, 09:15

      Vamos aos números.
      Maxi/2013: 42 jogos - 08 gols. (Ainda vai faltar um pouquinho pro Rodriguinho completar Gláucio...)
      No ano as estatíticas completas são encontradas aqui:
      http://www.footstats.net/jogadores/21004/rodriguinho/
      http://www.footstats.net/jogadores/44558/maxi-rodriguez/
      E já vou adiantando para quem tiver curiosidade, como bem destacou o Glaucio, não dá "nem pro cheiro"...

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro02/06/2014, 10:09

      Mas home, TEMPO DE JOGO, NÃO É IGUAL A JOGOS PARTICIPADOS....

      Só um exemplo recente, contra o bota fogo, o inho jogou 1h e 15 min (eu acho que saiu aos 30º do 2º) e o Maxi 15 min...

      entendeu ?

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro02/06/2014, 10:12

      E não adianta nem postar esses sites pq eu não consigo ler esses troços, é muito coisa colorida e dados misturados...

      tem que ter algum doido igual ao alvirrubro pra fazer o simples levantamento de:

      minutos jogados x gols / assistências

      de repente nas minhas férias eu resolvo, caso precise, pq continua nem dando pro cheiro...

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro02/06/2014, 11:07

      Jogo participado é diferente de TEMPO DE JOGO.

      Só pra ficar num exemplo recente, contra o botafogo, Maxi jogou 15 minutos, o inho jogou 1h e 15 min...

      e continuo destacando, não dá "nem pro cheiro".

      e pra mim não adianta postar esses sites aí...teria que ter algum doido feito o alvirrubro pra ir buscar nos jogos esses dados, de repente nas minhas férias eu perca um dia fazendo isso, caso ainda precise.


      Excluir
    8. Paulo Juliano02/06/2014, 12:48

      Bhá Glaucio mas dai tá loco né! Eu que não vou fazer isso.
      Enfim, do apurável, o que eu consegui é:
      Em todo o tempo de Grêmio (incluindo TODAS as competições) o Maxi tem 06 gols e 05 assistências. (isso dados do footstats que são contraditórios com os da Wiki).
      Enfim, na minha opinião é Maxi pode ser extremamente útil, mas EU não consigo enxergar nele "a" solução. Até porque pra mim o time depende muito mais de técnico do que de jogadores.

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro02/06/2014, 14:00

      Lógico que ele sozinho não vai resolver, poucos jogadores são capazes disso.
      Eu só acho que ele é mais útil do que o inho.

      E eu escrevi duas vezes a mesma coisa, pq na primeira tinha dado uma msg de erro.

      Excluir
    10. Paulo Juliano02/06/2014, 15:47

      Acho que os dois podem contribuir, mas pra mim nenhum é titular.

      Excluir
  4. Glaucio!
    Não consigo ver futuro do Maxi no Grêmio como titular, o principal fundamento para mim é o passe, Maxi arma muito contra-ataque para os adversários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro01/06/2014, 21:37

      Olha, eu não assisti a partida jogo de hoje, mas o que os teus dois "preferidos" erraram de passe contra o Sport não foi pouca coisa.

      Excluir
    2. Glaucio
      Acho que Rodriguinho e especialmente Dudu, já mostraram alguma coisa boa com mais frequência, essa queda de rendimento deles, não é apenas deles, por isso, que a recuperação passa por uma mudança de treinador e de postura da Direção. É aquilo que eu escrevi, quando tem muito jogador jogando mal ao mesmo tempo, o problema não está dentro das 4 linhas, pelo menos, a origem disso.

      Excluir
    3. Paulo Juliano02/06/2014, 09:20

      Em 30 min que jogou o Maxi fez 03 jogadas e nas três perdeu a bola e armou o contra-ataque adversário.

      Excluir
  5. Paulo Juliano02/06/2014, 09:29

    Agora o dilema, mandar embora HOJE! E deixar um provisório até a chegada do Felipe/Tite após a Copa ou deixar o treineiro por lá, com o "aviso prévio" já assinado? Acho que a demissão do Enderson já é consensual, ou não?
    Depois de tudo que aguentei ver do Grêmio, antes da parada pra Copa lanço o que, em minha opinião, seria o time ideal.
    Grohe. Pará (porque se eu tinha alguma esperança nos tão afamados cruzamentos do Ramiro acabou ontem) - Geromel - Rodolfo - Marquinhos. Edinho - Riveros. Dudu - Ruiz - Luan. Barcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro02/06/2014, 10:06

      Que dia termina a copa?

      Se é o Felipão, mesmo, dá férias pros jogadores ou deixa só treinando físico com o Mashjekdhfdjkfhsdkjlfhsdflkjsdhfslayan....

      Lógico, caso tenha no mínimo uma semana pro gringo treinar.

      Excluir
    2. Paulo Juliano02/06/2014, 12:51

      Problema é esse, me parece que a Copa termina e já começa o brasuca, daí não teria tempo pro gringo fazer nem um treino direito.
      Acho que a idéia de dar uns dias de férias é ótima, voltando uns 10 dias antes pra preparo físico.
      Claro, observe bem que toda a minha especulação parte de um pressuposto claro, o Enderson demitido, porque se ele ficar mesmo após a Copa pode abandonar.

      Excluir
    3. Pois é!
      Acho que o Enderson não reverte o quadro. Dos que estão no mercado hoje (não sei o Luiz Felipe) sobra o Renato, Tite tem outros projetos.

      Excluir
    4. Paulo Juliano02/06/2014, 17:05

      Assisti entrevista dele na Record, último domingo Bruxo, o projeto dele era assistir aos melhores times do mundo e reciclar. Agora está descansando e vai assistir a Copa. Vetou qualquer possibilidade de treinar times ingleses, disse que, no futebol internacional, só abriria chance para Itália ou Espanha. Pelo que senti a ambição dele é bem clara: Seleção. Fora isso, diz pretender continuar no Brasil.

      Excluir
  6. Guilherme Cé02/06/2014, 17:01

    Dias de boas notícias:
    - Assinatura do aditivo, com 'Operação Grêmio' visando assumir gestão da Arena.
    - Marketing do Grêmio marcou um golaço com publicidade de 1ª no Aeroporto Salgado Filho. Merece elogios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano02/06/2014, 17:09

      Guilherme, pelo que entendi, ao fim e ao cabo, esse aditivo é uma espécie de "protocolo de intenções"? Ou seja, não mudou nada na relação Grêmio x Arena? Esse negócio de "Operação Grêmio", sendo um projeto para 12 meses, parece manobra eleitoreira.
      Como foi esta publicidade? Não fiquei sabendo.

      Excluir
    2. PJ/Guilherme
      Se vocês sabem maiores detalhes, repassem para nós. Tive um dia pesado hoje, não li nada mais profundo sobre o tal aditivo.

      Excluir
    3. Guilherme Cé02/06/2014, 17:53

      Existe um protocolo de intenções, que é a tal Operação Grêmio.

      Mas no aditivo assinado também se altera questões discutidas anteriormente (custo dos sócios migrados, participação do Grêmio nos imóveis que serão construídos e etc.).

      Único ponto que segue pendente é entrega do Olímpico, que ainda não será feito, pois Arena segue alienada (pelo que se fala é só questão burocrática, OAS deverá resolver isto nos próximos meses). Até lá Olímpico fica como garantia.

      Excluir
  7. A grande verdade nisso tudo, é que o Koff não pode se dedicar ao futebol como das vezes anteriores, mas acho que salvou os próximos anos do Tricolor.

    ResponderExcluir
  8. Guilherme Cé02/06/2014, 18:00

    "Com a assinatura do aditivo, o Grêmio diminui o repasse para presença de sócios na Arena, que cai de R$ 42 milhões para R$ 18 milhões, ganha um percentual de 2% na venda dos imóveis do Humaitá e do Olímpico. Além de ter o estádio registrado no nome do clube gaúcho, poder associar novos sócios - e com isso, ter fluxo de caixa - e ter os recursos para a mudança para a Arena e a finalização das obras do CT do HUmaitá. Por outro lado, assume alguns riscos do negócio junto com a OAS. "

    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=527059

    -x-x-x-x-

    Como bem disse a reportagem, o Grêmio tem alguns benefícios, mas assumirá também maiores riscos. Acredito que se bem administrada, o novo aditivo poderá trazer maior retorno O meu único medo é que caso se confirme "gestão integral" da Arena, a profissionalização administrativa necessária não seja feita e teremos meia dúzia de "Brasinhas" e afins mandando na Arena como faziam no Olímpico.

    Acho que o Grêmio, mesmo que assuma a gestão, deve ter um setor profissional específico para cuidar da Arena. Sem vinculação política alguma, como por exemplo o Palmeiras e AEG, que administra estádio (e já começa a dar bons frutos, mesmo sem estar pronto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Lembra do discurso do Koff antes da eleição? Pois ainda acredito que ele vai concluir o seu trabalho de mudar para melhor a forma de conduzir o clube.

      Excluir
  9. Muita discussao em torno do mesmo. Os numeros do Paulo Juliano sao convincentes. O restante e so preferencia. Bem, preferencia cada um tem a sua. Mesmo e ainda crendo que Maxi Rodriguez (o sosia) podera nos trazer alegrias porque tem futuro, tem potencial, pelo que vi ate agora, ele tem que evoluir ainda. No futebol praticado hoje tem que haver a participacao de um jogador para compor o sistema defensivo, nem que seja pra dar o primeiro combate. Infelizmente Maxi ainda nao se enquadrou nesta questao. Basta ver o Dudu. Dudu e o atacante ou meia atacante dos sonhos? Nao. Mas ha algo nele que o faz titular neste momento: participacao. Ao mesmo tempo que esta na frente tentando furar um bloqueio, ele volta e esta la na linha da area defensiva roubando bola. Lembram das criticas ao sonolento Douglas? Pois e. Fiz um paralelo entre estes dois (Maxi e Dudu) para vermos o que pretendia transmitir. Neste conceito, nao ha como negar que Maxi, mesmo sendo um cara que parte pra cima, mesmo tendo um bom drible, nao oferece as outras virtudes que um time precisa e, pior, mesmo dentro de suas qualidades nao tem sido decisivo. Portanto, esta onde esta porque quer ou porque nao tem mais o que oferecer.
    Bem, tambem entrei na onda de discutir o indiscutivel. Porque indiscutivel? Simplesmente pelo fato que tomamos conhecimento de que o clube ainda deve partes do direito de imagem. Ora, todos nos sabemos que o direito de imagem e na verdade a maior parcela que um jogador recebe, portanto, o que o Gremio deve e o grosso do salario. Nenhum trabalhador se empenha totalmente quando recebe mal, nao recebe o combinado.
    Ja falamos aqui: enquanto nao tiverem pago tudo que devem, nao ha como analisar realmente totas as pecas do time.
    Fica dificil comprovar que Barcos nao e tao ruim quanto pensam e que o real problema e que nao recebe a bola em quantidade e qualidade que precisa para aproveitar parte disto e transformar em gol.
    Fica dificil ficar discutindo os do meio e tentar apontar quem e melhor do que quem neste time, pelo simples fato que nao sabemos quem realmente esta jogando mais ou menos em funcao dos salarios atrasados.
    Talvez a unica coisa certa que vimos ate agora e que precisamos de um meia indiscutivel, um verdadeiro armador, mais eficiente, mais participativo, mais decisivo.
    Outra constatacao indiscutivel e que Kleber nunca foi e nunca sera solucao. Antes de pensar em dispensar A ou B, tem que primeiro dispensar Kleber com seus altos vencimentos aliados a baixissima, ou melhor, nula produtividade.
    Este jogo contra o Palmeiras foi um retrato de que tudo o que discutimos de nada vale ja que os salrios estao atrasados. Foi um jogo pra ter vencido. O problema nao e de agora. O jogo contra o Santos foi da mesma forma. Ambos os time muito abaixo do que normalmente jogam contra o Gremio e mesmo assim empatamos bisonhamente.
    Discutir o tecnico numa situacao destas?
    Mesmo assim me arrisco. Pra trazer outra aposta, que fique Enderson. E se e pra trazer outro que seja Tite ou Felipao ou Cuca. O resto e o resto!

    ResponderExcluir