Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

O bom filho à casa torna

Primeiro, bem vindo Gringo, agora a cobra fuma. Agora impressões, estas são minhas: Ouvi falar que o Koff se comprometeu a mais dois anos para que Felipão assumisse (aliás, o velho, quando entra, é pra ganhar, viajou e voltou com a resposta que queria, mas bhá, isso que é um incompetente sortudo segundo alguns...). Pois bem, estão dando as eleições como favas contadas? Qual a duração do contrato do Gringo? Li que seria até o final do ano e isso me deixou com a pulga atrás da orelha, Big Phill não viria para contrato tampão, seria a predição já aventada de que passaria a trabalhar como Coordenador de futebol respaldando, p. ex. um Roger na casamata? Enfim, agora a hora é de comemorar, os dúvidas eu deixo pra depois. Obs. Podem falar o que quiserem, mas o cara tem culhão, vai assumir "só" no Grenal. Agora a cobra fuma.

13 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro29/07/2014, 18:34

    No mínimo a esperança volta.

    ResponderExcluir
  2. Pj!
    A maior contratação deste ano. Superou a do Fábio Mashridjean. Pode não dar certo? Claro! Se houvesse 100 % de certeza, o futebol não seria um "jogo".
    Mérito para a Direção, porque Luiz Felipe sendo contratado por qualquer equipe, seria noticia no mundo inteiro, portanto, é um fato que pode desestabilizar até o Coirmão.

    ResponderExcluir
  3. PJ!
    Também temos que ressaltar a volta do Ivo Wortmann, grande gremista e conhecedor de futebol.

    ResponderExcluir
  4. Bem, bem, bem. O que e a vida. Sempre defendi Felipao como um dos melhores tecnicos deste pais, apesar de evidencias ao contrario, apesar das criticas da turma do centro do pais. Por onde passei deixei um rastro do que considero sobre o Big Phill. Sua volta ao Gremio e emblematico, muito emblematico. Primeiro a mudanca, mudanca radical. Chega de apostas ou que nao tem nada a haver com o clube. Por outro lado, sinaliza que estamos entrando com serias intencoes de nao ser mais figurantes. Isto e bom para o atual momento tricolor. Mas para o atual momento. Desde que conheco este clube vive-se o eterno dilema de se modernizar de fato ou voltar a "pseudo raizes" (muito mais jogo de cena do que uma realidade incontestavel). Nao vamos longe: Ja falei sobre Foguinho e a imagem criada em torno dele que nao corresponde ao que alguns querem porque querem que seja. O mesmo acontece com Felipao. Ele nao e o treinador do Gremio contra tudo e contra todos. Viveu, realmente, esta epoca, mas esta frase "contra tudo e contra todos" foi em funcao da imprensa nacional se virar totalmente contra o Gremio em prol da Portuguesa. David contra Golias. Veio em funcao do roubo descarado dos juizes contra o tricolor e muitas outras historias. Bem, ficou a imagem da qual Felipao tambem usufrui.
    Sera bom para o time, para o clube, para os torcedores.
    Mas, sinceramente, apesar de estar curtindo este momento, preferiria Tite, Sabella, talvez Tata Martino, Sampaoli. Se nao desse certo, que viesse um treinador tampao que nao poderia ser outro senao Renato.
    Chega de Luxemburgos. Sempre fui contrario a ele (Luxemburgo), mas cheguei a defende-lo em nome de uma tregua para beneficiar o time. Cheguei a defender Enderson porque nao daria para pensar em "Paulos Porto" no Gremio, Roth (bah), Wagner Mancini, Ney Franco (bah), Dorival Jr (barbaridade) e varios outros piores, bem piores que Enderson. Nao daria pra ver Roger, Cristovao, Arce. Sim, possuem alguma identificacao, mas ainda nao e o momento deles.
    Sim, apesar de tudo, Felipao foi uma boa. Nao a melhor, mas uma boa. A melhor possivel.
    Se Koff continuar tambem sera, para o atual momento, tambem uma boa. Nao a melhor, mas o melhor possivel.
    Mas e nos cofres que estara o segredo para desbancar este Cruzeiro que esta voando por cima de todos neste pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih!
      Porque, principalmente, por trás de tudo o que o Luiz Felipe representa para a história do clube, está o profissional obsessivo por vitórias, o treinador meticuloso, que os insucessos recentes não vão esconder. Ele não é o mesmo, mas está muito acima da maioria.
      Talvez os entendidos vão reclamar, mas os verdadeiros gremistas, certamente, vão dar tempo para ele acertar o time.

      Excluir
    2. Paulo Juliano30/07/2014, 00:48

      Arih se puder te peço pra falar mais sobre o Foguinho, não acompanhei oq tu falou e tenho curiosidade.

      Excluir
    3. PJ, ja fiz alguns comentarios aqui sobre o que penso dele e irei retornar, certamente, porque esta questao do Foguinho e assunto de muitos post, muita conversa em mesa de buteco (apaixonante), ainda mais por considera-lo um visionario, pioneiro no estilo gaucho (mas nao o estilo brucutu como alguns gostam de, pejorativamente, taxar).
      Diria, para resumir, que a historia do Foguinho e a noticia por tras da noticia, ou seja, a realidade mascarada por alguns fatos, algumas evidencias que nao sao faceis de contradizer (por isso seria um papo longo). Ate a imprensa gaucha distorce um pouco esta questao dele (tambem oportunamente te mostro).
      Num primeiro momento pode parecer "mania de perseguicao", no entanto, ja me vacinei com relacao a isto, pois mesmo sendo gaucho, ja nao vivo ai a 40 anos. Aprendi a ser universal em minhas visoes, mas tambem aprendi a ver as intencoes por tras de algumas colocacoes "aparentemente inocentes". Quando voce vive 40 anos lendo "os outros", lendo a imprensa de todo o pais, aprende a raciocinar como eles. O jornalismo brasileiro e muito bairrista, de sul a norte. Nos acusam desse bairrismo, mas os primeiros a o serem sao os que nos acusam disso.
      Veja, por exemplo, esta reportagem (http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/07/historia-disciplina-e-talento-por-que-tecnicos-gauchos-cativam-selecao.html#canal-rbs-rs).
      Num primeiro momento voce pode achar que ate e um elogio aos tecnicos gauchos, mas leia nas entre linhas e veja os comentarios de leitores depois. Veja o que a reportagem provocou como manifestacao. Chegaram ao objetivo, ou nao? Mas, qual era mesmo o objetivo deles?
      Pra te ajudar nesta busca, qual foi uma das ultimas noticias sobre Dunga e a selecao? Te digo: um termo de ajuste de conduta com a imprensa (a maior prejudicada nisto e a grande empresa de comunicao do pais que promoveu os oba obas dentro, repito, dentro dos ambientes de selecao que tivemos; por sinal, uma das coisas responsaveis pelos atuais fracassos canarinhos).
      Nada fica barato pra este pessoal, mesmo por de tras de reportagens inocentes, aparentemente elogiosas.

      Excluir
    4. Paulo Juliano31/07/2014, 13:38

      Tem razão, eu mesmo não acredito nesse lenga-lenga enfadonho de que somos os "perseguidos" pela imprensa, é bobagem e isto prova que ambos os lados choram sobre o leite derramado. O objeto da imprensa é simples, audiência que gera, por consequencia, publicidade e lucro. Azar o de quem dá mais azo a notícia.
      O negócio do foguinho era pra entender mais essa mítica em torno do seu nome, é de um tempo um pouco distante e as vezes fica mais a impressão que nos passam do que a realidade.
      Obrigado pelo esclarecimento Arih.

      Excluir
  5. A estreia de Luiz Felipe em 1987:

    https://www.youtube.com/watch?v=r__SnIQrG-w

    ResponderExcluir
  6. Guilherme Cé29/07/2014, 22:33

    Como comentei depois de domingo, Felipão seria meu plano B, atrás de Tite. Preferia este último por achar que tem mais qualidade, atualmente, é mais completo e tem ainda evolução pela frente.

    No entanto acho que a reação que estou vendo de parte da torcida não seria tão grandiosa como está sendo. Felipão traz consigo uma "aura" diferente, uma história muito maior nas costas. Espero que saiba usar isto e saia, novamente, vitorioso. Elenco tem (e ainda querem a cabeça do Rui Costa....), bom relacionamento tem, terá que tranfsormar tudo isto em resultado, algo que o Énderson não conseguiu.

    -x-x-x-x

    É estranho ver certas reações. O velho, que já foi Deus, há pouco tempo era um esclerosado e decadente, voltou a ser idolatrado. O torcedor é passional, ok, mas ver certas reações desanima. E o que mais me desanima é que ambos, Koff e Felipão, apesar de toda história, serão fritados se por acaso tiverem insucesso, coisa que, felizmente (ou não...) é do jogo. E isto acontece em todos os níveis, dentro da política do Grêmio ou em simples torcedores.

    -x-x-x

    Teremos mais uma chance de ver se quem escalava o time era empresário, se o Rui Costa é de fato incompetente e por aí vai... Serão semanas de descobertas e que, dependendo do que acontecer, serão explicadas com teses... Mas que venham as vitórias, é isto que TODOS NÓS precisamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu comentei anteriormente, Guilherme; a coisa está sendo bem feita, desembarcaram Giuliano, Fernandinho, tem um bom grupo, o presidente é competente e carismático, agora chegou o Luiz Felipe; mas é futebol, ou seja, é um jogo, sendo assim, algo de incertezas; mas não dá para ir atirando pedras.
      Eu vi a reação de amigos colorados, o desdém é característico que acusaram o golpe.

      Excluir
    2. Paulo Juliano30/07/2014, 00:53

      Olha Guilherme esta sempre foi uma das minhas guimbas, qualquer um tem o direito de - segundos os seus conceitos - achar um profissional incompetente, mas quando extrapola este liame do trabalho e passa a ser pessoal, com ataque direto à honra, à moral e até à honestidade a coisa muda de figura, passa a ser criminoso e preconceituoso, algo com o que não posso pactuar.

      Excluir
  7. Guilherme Cé30/07/2014, 09:10

    A visão de um dos maiores críticos do Felipão fora da aldeia. Discordo de grande parte, mas vale termos também, outras visões, para que tudo não seja só euforia.

    http://espn.uol.com.br/post/428888_carencia-e-hegemonia-do-inter-fazem-gremio-ver-o-felipao-de-2014-bom-como-o-de-1996

    ResponderExcluir