Páginas

domingo, 30 de novembro de 2014

Opinião



2015 começou hoje

Peço desculpas aos amigos, se utilizo exemplos muito distantes de nosso tempo, para justificar ou exemplificar ações do momento. Hoje, não será diferente.

Nem esperei o apito final deste Bahia 1 a 0 no Imortal, porque percebi que o Grêmio, depois do jogo contra o Cruzeiro na Arena, jogou a toalha na busca da vaga para LA.

A mim, ficou claro que há arestas a serem aparadas no vestiário, Luiz Felipe não tem o grupo ideal para formar a "Família Scolari"; vai hierarquizar os fatores que nortearão a formação do elenco de 2015 e a qualidade, não será o fator preponderante. O grupo terá que estar fechado com ele e entre si. Ponto para o veterano treinador.

Já escrevi anteriormente, sobre o que ocorreu entre o final de 76 e início de 77 ou de 94 para 95 (Telê e o próprio Luiz Felipe); pois tenho certeza que a intenção para 2015 será a mesma.

Bolívar, o pai, era de Seleção Brasileira olímpica, pois o treinador mineiro o dispensou para trazer o obscuro lateral do Atlético Paranaense, Ladinho. Liberou o ponta-esquerda da Seleção argentina, Ortiz para trazer um menino dos juvenis do América mineiro; ninguém sabia quem era Éder, nem profissional era; Beto Fuscão, titular da Seleção brasileira por Oberdan e assim por diante.

Pois hoje, ao ver Eric e Éverton, especialmente este segundo, entrarem no time, fica evidente que a transformação começou. A não ida de Ruiz, a péssima jornada de Dudu, é sintomática, ele já sabe que não fica e se abateu. Geromel descontrolado; tudo isso, indicativo que sabem que são carta fora do baralho.

Quem viver, verá. O Tricolor mudará a fotografia, privilegiando o coletivo, o empenho, sem desprezar o talento, mas haverá uma hierarquização de atributos para compor o elenco.

Sobre a partida, o que dizer? Que Marcelo Grohe foi excelente, quando exigido; o gol, a bola foi indefensável, depois dele, Wallace, perfeito no desarme e mais solto a cada jornada, Éverton, que tem aquilo que eu destaco sempre num atacante, a fome pelo gol, a ambição de ser protagonista. Foram 4 arremates em menos de 45 minutos.

Barcos isolado, Eric entrou bem, os demais ou foram regulares ou não merecem menção.

Contra o Flamengo, possivelmente, teremos novidades entre os 11. A revolução continua.

18 comentários:

  1. Sobre o jogo, do pouco que eu vi, não tem muito (de positivo) a se comentar... Infelizmente.

    Sò acho uma pena que tenha sido preciso a perda da vaga na LA 2015, que gostemos ou não estavam sim encaminhada no intervalo do jogo contra o Cruzeiro, para se fazer o óbvio e dar um pouco mais de espaço para a base. Na verdade isto tem que se um dos pilares do futebol profissional atualmente, foco em jovens capazes de render dinheiro (é necessário para manutenção do clube!) e, principalmente, 2 ou 3 anos (que assim seja!) de "mão de obra" qualificada dentro de campo.

    Enfim, vamos adiante.... Agora vem um período de mais especulação, ao menos para nós torcedores, do que algo efetivo. Resultados para serem avaliados só lá pro fim de fevereiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O episódio do Cruzeiro é idêntico ao do primeiro Grenal da decisão do Gauchão. Mudaram os nomes, mas o enredo foi o mesmo. É para reflexão.

      Excluir
  2. Grêmio não pode contar nunca com a sorte porque falta é competência mesmo. Não consigo entender como um time com possibilidades de chegar à Libertadores entra em campo desmotivado, mas, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro01/12/2014, 11:05

      Eu até entendo, pelo perfil da maioria dos jogadores, nossos líderes são muito conformados com derrotas (Zé e Barcos ), e, principalmente, pelo fato de que mesmo vencendo, teríamos que torcer para o rebaixado Criciúma vencer o Corinthians, fora.

      Excluir
    2. Glaucio
      Discordo; o que o Zé e o Barcos teriam que fazer? Dar carrinho? Arrancar a grama? Isso o Geromel fez ontem.
      Faltou foi qualidade + estado anímico, que pra mim tem causas fora das 4 linhas. Até o afastamento prematuro do Ruiz pode estar no "bolo" das causas.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro01/12/2014, 12:27

      Como eu disse bruxo, o principal foi o estado das coisas. Zé e Barcos não são os culpados pela não ida a LA nem de longe. Eu apenas respondi quanto à questão anímica. Mas ignorar as posturas de Zé e Barcos, em todas as derrotas desde 2013, não dá. Os caras não sabem inflamar o restante, animar, incentivar, são muito "na deles". O fato é que não temos líderes dentro de campo. Quem teria um pouco disso seria o Riveros, até o Rhodolfo, mas o segundo perdeu a braçadeira, e de repente por isso não se impõe tanto.

      Excluir
  3. PJ!
    Isso é o que eu digo, também, Houve algo extra-campo; o Fellipe Bastos parecia outro jogador, Dudu não deu uma única arrancada; espero que isso não esteja relacionado com questões financeiras,senão ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação que circula é que o "bixo" pela vitória no Grenal não teria sido pago...

      Excluir
    2. Se isso for verdade é de amarrar no rabo de um viado e dar um tiro pra cima porque ninguem pode são tão burro, pelamor.

      Excluir
    3. Guilherme!
      Não pode ser verdade; é muita burrice. Neste caso, também é hora de revisar o grupo, porque só sairão do buraco pegando juntos.

      Excluir
  4. Pessoal, algo aconteceu a partir da vitória contra o Criciúma.

    O Grêmio venceu com autoridade o GRENAL e confirmou na partida seguinte contra oa catarinenses.
    Alguma coisa desencadeou as três derrotas seguidas. Não sei se alguma decisão do técnico, contrária a vontade dos jogadores. Não sei se salários atrasados. Não sei se interferência externa.

    Luiz Felipe achou o time no GRENAL. Combativo, criativo, determinado. De repente, tudo ruiu. O que houve?

    Durante todo o tempo de permanência do atual treinador era nítida a falta de tranquilidade dele para escalar alguns jogadores. Parece que Scolari estava contrariado a colocar em campo certos atletas.
    Essa reação pode ter desencadeado reação dos boleiros.
    Não sei. Achei o time muito desinteressado, ontem.
    Está certo que a classificação, mesmo com a derrota do Corinthians, ficaria difícil.
    Mas não justifica a falta de empenho. Quem viu as reações do Marcelo Grohe durante o jogo, sabe que algo faltou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro01/12/2014, 14:45

      Che, quem tu acha que estava sendo escalado contra a vontade do gringo? Ou quem ele estaria deixando no banco contra sua vontade?

      Eu confesso que nunca notei isso.

      De repente Luan. Mas é só também.

      Excluir
    2. Glaucio, é só pesquisar nos jornais e vais encontrar as lamúrias do Scolari pelo plantel que ele tinha na mão. Daí a contrariedade. Mas era o que dava para fazer, eu sei.

      Além disso, ficou claro que ele descartou o Alán Ruíz. Assim como descartou o Matías. O discurso muito conformado me deixou pensativo.

      O Ruíz, bem ou mal, incendiou o clássico GRENAL. A boleirada acaba escolhendo os amigos para defender. E o que houve depois do GRENAL com o RUÍZ? Nada, pois ele continuou entrando na segunda parte do 2º tempo. Tu pensas que isso não mina o grupo?

      Ou seja, na minha visão o Ruíz não tinha (e não tem) a confiança do treinador.
      Além disso, o discurso da falta de dinheiro em 2015, desestimulou os jogadores.

      Eu como sou um defensor das categorias de base, acho que dá para começar um bom time com o que apareceu nos times de baixo. É só ter calma.

      Excluir
    3. Alvirubro
      Categoria de base com bola no corpo, pereba não resolve; mas, ao contrário de outros anos, acho que temos bons valores.
      Se não houver dinheiro, a busca na base será o único caminho.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro02/12/2014, 08:09

      Entendi, mesma coisa que o Enderson fez com o Maxi no primeiro semestre.

      Bruxo, do meio pra frente acho que tem gente promissora pra testar no gauchão. Mas, na zaga e laterais, não sei. Pelo que foi o segundo semestre, acho que não tem muita coisa, senão, a meu ver, ao menos no banco figurariam, como opções a Werley e Matias, por exemplo.

      Excluir
    5. O problema é que há anos o que menos temos é calma...

      Mas quem sabe este clima imenso de decepção e falta de perspectiva não gere um fato novo e o tricolor consiga retomar seu rumo..

      Excluir
  5. Bem pontuado, Guilherme!
    Se a amortecida for apenas na torcida, tudo bem; a Direção e Comissão Técnica é que precisam agir.

    ResponderExcluir
  6. Glaucio Missioneiro02/12/2014, 16:58

    Hoje revi o gol do baea, achei o Marcelo mal posicionado. Sem tirar o mérito do cobrador, mas, de repente, se ele estivesse mais ao centro do gol, poderia ter saltado na bola. Não é a primeira vez que noto isso.

    ResponderExcluir