O novo (velho) camisa 10
Todo mundo sabe que o maior problema do Tricolor em 2014 foi a escassez de gols; contraditoriamente, o seu camisa 9 ganhou a Chuteira de Ouro, prêmio maior para um centro-avante no Brasil, então, não precisa ser nenhum gênio para deduzir, que a causa não é o atleta terminal, o artilheiro. O furo reside noutras posições.
Talvez (e provavelmente) a ausência de um armador talentoso seja a causa principal. Ela (a ausência) + um outro atacante ambicioso, vocacionado para o gol, são a origem da míngua gremista.
Por tudo isso, a contratação de Douglas, um raro camisa 10, deve ser saudada, não pelo preenchimento pelo jogador nascido em Santa Catarina, uma incerteza, mas por determinar a busca pela solução da armação do time.
O diagnóstico está certo.
Mas o tratamento é o adequado? Acho que fui dos poucos defensores do jogador, em sua outra passagem, mas pelo que lembro não tem vocação para o gol. Me assusta ainda o fato de nunca tê-lo animado vergar as cores do tricolor. Enfim, o jeito é esperar e torcer, quem sabe Felipao, quem sabe o clube que o fez chegar à seleção, quem sabe...
ResponderExcluirPJ
ResponderExcluirEu ainda acho que o Douglas esquentará o lugar para outro.
Talvez o Luiz Felipe consiga armar um esquema, que favoreça o camisa 10, mas nos jogos que vi pelo Vasco, não vi nada entusiasmador.
Entre não ter ninguém (até tinha, o Ruiz, mas que não teve grandes chances) e ter um "meia-boca", prefiro a segunda opção. Se dará conta do recado só o futuro dirá, eu acho que pra 2015 serve. Mas dependerá de alguns fatores:
ResponderExcluira) Felipão conseguir encaixar um esquema dando liberdade pra ele
b) o atleta estar apto fisicamente e motivado
c) o camisa 10 não ser 100% responsável pela armação (é preciso buscar alternativas nas laterais e, com o Giuliano voltando, este também ser responsável pela "chegada").
Guilherme!
ExcluirEra a prioridade 1.
Em relação à parte ofensiva, tenho o sentimento de que será mais útil do que Dudu e Zé, juntos.
ResponderExcluirSó aí já vão os dois maiores responsáveis pelas assistências do time no BR2014, torço para que o Douglas supere a marca, se acredito nisso? Bom, daí já são outros quinhentos...
Excluir2014 não começou em maio...
ExcluirSe vencermos o gauchão, com boa participação dele, já terá sido mais útil.
ExcluirTambém tenho essa impressão, por mais contraditório que possa ser, Douglas poderá ser mais útil.
ExcluirBruxo, o Grêmio vai sofrer do mesmo mal do Internacional. Scolari vai ter que armar um esquema para o Douglas, assim como qualquer que seja o técnico do Inter terá que armar um esquema para D'Alessandro.
ResponderExcluirSou massacrado por colorados, pois critico D'Alessandro sistematicamente. Faz 6 anos que o Inter tem que criar esquemas para ele jogar. Se não for assim, sucumbe.
Temo que o mesmo acontecerá com Douglas. Enfim, é apenas uma impressão minha.
Há quem divirja da ideia. Veremos
Mas sem ele o inter também sucumbe. Único problema dele (pro inter) é o salário.
ExcluirAlvirubro
ResponderExcluirEntendo o teu raciocínio, mas há um abismo entre a bola do gringo e a do Douglas.
Será que o abismo é tão grande assim, Bruxo? Olha que o gringo já deu o que tinha que dar. Para este colorado que te escreve, ele acabou em 2012. Mas tem torcedor que morre de amores por ele. E pior de tudo, brigam comigo achando que não tenho razão.
ExcluirAliás, por 700 pratas por mês, garantidas até 2017, quem iria ralar a bunda na grama? D'Alessandro? Não, esse não. Virou só marketing da eterna briga GRENAL. Para mim, não serve. Mas há quem o acha fundamental ao time. Inclusive dirigentes e técnicos.
Sem ele o Inter também sucumbe (2).
ResponderExcluir