Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Opinião



O brete irresponsável

Cada vez mais ficam escancaradas as dificuldades financeiras do Tricolor, cuja causa principal é a irresponsabilidade dos dirigentes dos últimos anos. Será que é apenas isso? Difícil acreditar, pois, a lógica de se trabalhar com parcos recursos e desafiar as dificuldades, começa por restrição nos custos e a sua seletiva utilização.

Não é necessário ser da área econômica para chegar a óbvia conclusão, que utilização de jogadores da base e triagem muito radical nas contratações de impacto são os primeiros passos. Fora disso, burrice ou segundas intenções.

A mídia informa que o contrato de Kléber é tão bem feito, que o Grêmio se meteu num brete quase suicida. Há outros casos semelhantes, que pelo menos permite ao Tricolor pagar parte dos salários destes em outros clubes ou negociá-los em condições desfavoráveis no chamado "dos males, o menor".

No entanto, o mais grave é o torra-torra de jogadores de muito potencial, casos de Wendell, Alex Telles, Matheus Biteco e o que se prenuncia sobre o futuro de Luan e Wallace. É um circuito infernal e infinito. Quando isso vai acabar em nosso clube?

Logo, logo sairão Éverton, Erik e qualquer outro que mostrar futebol de qualidade e a crise seguirá triunfante.

Fica quase impossível acreditar que ela não é planejada.

33 comentários:

  1. Bruxo, buenas!

    Lendo o que foi publicado sobre o contrato de Kléber com o Grêmio, para mim não resta dúvida. O Grêmio tem que usá-lo.

    Bolzan tem que chamar Scolari em um canto e dizer a ele que uma coisa é o relacionamento pessoal com o "Gladiador". Outra coisa é o relacionamento profissional técnico x jogador.

    Duvido que Scolari não saiba a diferença disso. E duvido que Kléber deixará de acatar o que o seu técnico pede.

    Scolari não pode manter a pose de turrão e prejudicar o clube, uma vez que o contrato é definitivo. Se o Grêmio não quer Kléber no Clube, deverá pagar os 16 milhões ao jogador. Não há saída.

    Com sinceridade, no meu entender Kléber é ótimo jogador e poderia produzir pelo Tricolor, dando qualidade e opções a Scolari.

    Em um ano que não há dinheiro para contratar melhores peças, o Grêmio precisa contar com o que tem em casa. Kléber está em Porto Alegre, dentro da Arena. Scolari precisa entender isso. Não adianta jogar pedras em ODONE, que errou ao aceitar o contrato.

    O que está feito, está feito. Agora é juntar os cacos e fazer o Kléber render. Ele é capaz. Para o bem do Grêmio, Scolari precisa ceder, no meu entender. Ou bota o atleta para jogar, ou vai arrumar um incômodo financeiro inadiável. É da lei.

    ResponderExcluir
  2. Fraternalmente, discordo do amigo.
    O Kléber deve ser dispensado por deficiência técnica, não por ser desafeto do treinador. Kléber não tem lugar no meio, nem como segundo atacante, muito menos como 9. É uma questão técnica. Hoje ele está no final da fila. Eric, Éverton, Luan, etc... estão melhores do que ele.
    Cabe ao Grêmio emprestá-lo e se for inevitável, deve custear parte do salário noutro clube. Paciência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente não tenho uma opinião definitiva. Se ele ganhasse seus 200 mil por mês e não tivesse o histórico de problemas com o Felipão (e aqui nem faço juízo de valor, acho que ambos erraram no passado) acreditaria sim que ele deveria ser utilizado. Não é a solução dos problemas, mas também não é um jogador inútil ou algo perto disto.

      No entanto, diante de todas as circunstâncias, não sei se não é melhor tentar repassá-lo, mesmo que sigamos arcando com 60%, 70% do salário. Além de evitar problemas internos futuros, que poderiam nos custar a permanência de um grande treinador aqui.

      Pra mim o cálculo que se deve fazer, neste caso, é do "custo de oportunidade". Deve-se, com base no mercado, definir um salário "real" para ele. Por exemplo, 200 mil. Assim, se um clube oferecer bancar 201 reais para ficar com ele, o Grêmio deve liberá-lo e arcar com saldo.

      Agora, temos a situação de nenhum clube querer pagar isto. Daí acho que a avaliação será muito mais complexa... Pagar o restante do contrato e não utilizá-lo (acredito que esta situação, caso se chegue a ela, não será aceita pelo jogador, já que acabará, por 2 anos, com sua atividade - ou seja, talvez ainda consiga reduzir valor e fazer um acordo) ou tentar convencer o Felipão a utilizá-lo? Difícil uma resposta definitiva, ainda mais olhando de fora... Neste caso extremo eu ainda tentaria, de alguma forma, a segunda saída...

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro15/01/2015, 16:12

      Kléber é melhor do que Dudu.

      Excluir
    3. Glaucio
      No momento não tem comparação; o Dudu é disputado por times treinados por Muricy, Oswaldo de Oliveira e Tite. Será que eles todos estão errados? Já o Kléber, nem o Vasco fez uma forcinha para levar.

      Excluir
    4. Dizer que atualmente Kléber é melhor que o Dudu já é ir contra a realidade a meu ver. Além do mais são jogadores distintos. Dudu é um velocista. Já o Kléber tem como maior virtude (?) cavar faltas na intermediária. Não há comparação.

      E como disse o Bruxo, se o Dudu fosse este terror todo que muitos pintaram por estas bandas, será que seria disputado pelos grandes de SP?

      Vamos ver como vai ser o 2015 dele...

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro15/01/2015, 17:48

      O problema do Kléber é o salário, se fosse na casa dos 200 mil como o Cé projetou, garanto que teria propostas.

      Excluir
    6. Kléber jogou o lado profissional para cima; agora vai segurar o salário que está garantido.
      Depois de faturar o troco do Imortal, vai fazer um último contrato num mercado ascendente (China ou Índia); mas não devemos perder a esperança, basta ver o empreitada do Santos com Elano.

      Excluir
    7. O problema deste raciocínio Gláucio é que qualquer time com 200 mil, hoje, leva o Kléber e o restante do salário o Grêmio paga. Mas nem assim...

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro16/01/2015, 13:59

      Eu vou parar por aqui, porque vocês devem lembrar que eu nunca fui fã do Kléber.

      Excluir
    9. Verdade, Glaucio; o Kléber só funcionou no primeiro semestre até a sua primeira lesão.

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro16/01/2015, 18:26

      É o tipo de atacante que não me agrada, baixo pra centroavante, lento pra flanco. Mas na nossa situação, alguma coisa ele poderia ajudar, em determinados jogos.

      Tenho receio de largar muita responsa na gurizada, e penso que, como está dificíl de se livrar de alguns, e os salário terão que ser pagos, que ao menos se aproveitem.

      Excluir
    11. Glaucio, mas com os cascudos que ficaram, a gurizada vai estar amparada.

      Excluir
    12. Entendo, mas é como falei pro PJ, se não tem como se livrar, ao menos mantém treinando junto, vai que precisa.

      Excluir
  3. Tranquilo, Bruxo. A divergência de opinião é salutar em qualquer meio. Quando se trata de futebol é mais natural ainda. Vamos esperar e ver para que lado vai pender a decisão da direção.

    ResponderExcluir
  4. Kléber é uma bomba relógio, junto com Felipão e Moreno então, são problemas que engoliriam o vestiário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro15/01/2015, 16:12

      Engraçado que em 2012 não teve nada disso. Já em 2013, com Barcos...

      Excluir
    2. Até onde se sabe o Barcos passou longe da briga com o Moreno... Quem comprou a briga, internamente, foi o Kléber... E só veio a público depois da besteira dita pelo Moreno desafiando os outros atacantes.

      Aliás, as polêmicas do Moreno em 2013, pra quem se lembra, começaram no anúncio do Barcos... Neste mesmo dia o pai dele veio a público e sentou o pau na direção.

      Excluir
    3. Verdade, mas hoje, Marcelo e Kléber no mesmo grupo que tem centro-avantes em ascensão + Barcos e a gurizada do meio que chegam à frente, acho que seria mais negócio passá-los adiante.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro16/01/2015, 09:06

      Me refiro às declarações do Barcos sobre salários etc. À postura dele quando fez aquela besteira na argentina, no jogo de ida das oitavas. Nunca assume a bronca e quando é criticado fica "brabinho".

      bruxo, não há dúvidas que seria mais negócio, mas isso é a vontade da gente, não a realidade. A realidade é que não há negócios pra saída deles.

      De qualquer maneira, se eu pudesse escolher, manteria Moreno ou Barcos. Kléber 77inho e Edinho, não.

      Excluir
    5. Glaucio
      Desse episódio na Argentina, ele se retratou por aqui; teve humildade de reconhecer o erro e foi uma situação atípica, se tu pegares a conduta dele com líder positivo, ela é sensacional, inclusive no caso dos salários atrasados, quando reclamou em nome do grupo e levou toda a carga sózinho.

      Excluir
  5. Exatamente, PJ
    Por isso, acho que a crônica do Rímoli está "desfocada", quando diz que os jogadores gostam do Kléber.
    Eu ouvi e foi muito comentado à época o Gladiador dizer que os gols (22) que o Moreno fez, foi obra do coletivo, porque alguns foram de penaltis sofridos por ele e outros.
    O problema maior é que o Kléber é um jogador anacrônico, não é 8, não é 10, não é segundo atacante, nem centro-avante. O que fazer com ele, se nem no Vasco deu certo?

    ResponderExcluir
  6. 1 milhão de luvas por ano x 5 anos = 5 milhões.
    550 mil por mês x 13 meses x 5 anos = 35 milhões e 750 mil
    TOTAL DO KLÉBER em 5 anos= 40 milhões e 750 mil reais.

    Putz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais os R$ 5 mi da contratação.

      Excluir
    2. Negócio espetacular para o Kléber. O estrago que o Odone cometeu, não tem similar (considero a OAS nisso tudo).

      Excluir
  7. Glaucio Missioneiro15/01/2015, 16:17

    E se Barcos ou Moreno se lesionarem?

    Pra mim o caso do Kléber é o mesmo de 77inho e Edinho. Já que estão aqui, e não tem propostas, que sejam aproveitados. Nem que sejam reservas, e mais, até é bom que entrem e não rendam muito, pois aí haverão justificativas de dentro de campo para não haver beiço.

    Já que o clube está nesse brete, que deixe esses jogadores se "queimarem" sozinhos com a torcida. O prejuízo não será maior do que um gauchão.

    O Felipão é empregado do clube, infelizmente vai ter que ceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Felipão pode não ceder e pedir as contas... Fazer algo à "força", neste caso, me parece ser um tiro no pé.

      Excluir
    2. Guilherme
      E o Felipão é o único que pode levar uma "juvenilização" ao sucesso. Sem ele, foi-se o ano de 2015.

      Excluir
    3. Se lesionar tem o Lucas Coelho e ainda esse Luis Felipe, da base, segurar o Kléber é impedir a acessão dos jovens. Além do mais eu reforço, o próprio gringo já disse, Kléber dentro eu fora e proposta, como sabemos, ele já tem.
      Outra coisa, manter os dois juntos é garantia de briga e contaminaria o vestiário.

      Excluir
  8. Glaucio
    Hoje é mais negócio o Grêmio "fazer negócio" com esses caras, que ganham acima de R$ 350.000,00, inclusive o Barcos, muito mais com Kléber, Marcelo Moreno, Edinho, etc...A gurizada vai dar conta; Lucas Coelho, Luiz Felipe, se precisar, traz de volta o Marcos Paulo, emprestado ao Caxias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro15/01/2015, 17:47

      Claro, claro. É lógico que eu prefero a saída deles, Moreno (ou Barcos, um dos dois), enfim, toda essa catrefa. Mas no cenário que tá se apresentando, não vejo mal nenhum em serem aproveitados, afinal, em algum momento da carreira mostraram alguma qualidade.

      O Edinho, por exemplo, pra mim, é melhor opção pra zaga do que o Werley. Sem falar que o Walace tá na sub-20, e o Biteco nem se sabe quando volta, aí tem só o Ramiro, o Marcelo (que também é lateral) e os guris.

      No ataque, Fernandinho e Kléber, apesar de não terem a mesma vitalidade de antes, são experientes, inteligentes, sabem segurar a bola na frente, catimbar, cavar uma falta ou expulsão. Podem ser boas opções no banco.

      Tô tentando achar algo de positivo, porque a coisa tá braba em relação ao Grêmio.

      Excluir
    2. O que eu acho que tem de mais positivo no Grêmio - e por isso mesmo a insistência em se livrar desse povo - são os garotos, queria muito ver essa gurizada jogando, mais um ano na reserva absoluta acho que tem moleque que não aguenta.

      Excluir
    3. PJ
      O ano da gurizada é este; concordo contigo.

      Excluir