Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2018

Opinião



Quem são os outros dez?

Na postagem de ontem, eu afirmei que para o Grenal era Arthur e mais 10; pois bem, quem seriam os parceiros dele na humilde opinião deste gremista?

Antes de declinar os nomes, acho interessante ver o que vem pela frente, isto é, como virá o oponente vermelho?

Desconfio que o Inter terá uma postura bem defensiva, talvez com três volantes + D'Alessandro e Patrick com Roger à frente ou Nico Lopez. Com o objetivo primordial de tirar licitamente Luan do clássico, aliás, como fez Zidane em Dezembro do ano passado.

Bom, se isso ocorrer, a saída seria atacar pelos lados, aí entram laterais velozes e/ou técnicos. Um meio movediço e um atacante (Luan) que deverá flutuar entre os volantes e os zagueiros centrais colorados, prendendo quatro jogadores do adversário, então:

Marcelo Grohe; Madson ou Leonardo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson, Arthur, Ramiro e Maicon; Luan e Éverton.

Claro! É só palpite de torcedor.

20 comentários:

  1. Milagrohe, Maldson, Geromito, Cãonnemann, Cortez, Capitão Maicon, Rei Arthur, Reimiro, Luanel, Cebolinha e Jael o Cruel

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Uma mudança significativa da tua escalação para a minha: Um centro-avante mais tradicional.
    Acho que o problema está em facilitar a marcação em Luan, por isso, que eu penso nele mais adiante, mais à frente.

    ResponderExcluir
  3. Se a tendência é de que os reds joguem fechadinho penso que será importante o Jael lá dentro da area dando trombada.
    Maicon e Arthur vindo com a bola, Ramiro e Everton pelos lados e Luanel livre pra flutuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o meio não fica muito desprotegido sem Jaílson?

      Excluir
  4. 1-Arthur é titular inquestionável, mas quem quer arriscar perder a maior transação já feita no sul e a maior de um volante nas Américas para uma lesão? Quando o Barcelona depositar o sinal de 4/5 milhões de euros, aí sim, Arthur volta a campo. Eu tomaria o mesmo cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      Gabriel, Jael e Douglas se lesionaram em treinos. Sei que a maior probabilidade seria em jogos; eu não abriria mão de colocar o Arthur.

      Excluir
    2. Grenal e Libertadores se equivalem no perigo para um cara como ele.

      Excluir
  5. 2-Realmente o Grêmio deve se reinventar. Todos já sabem como jogamos e como nos anular. Basta ver os resultados. Para buscar alternativas e almejar algum título em 2018 é fundamental: um meia de características diferentes que complemente ou substitua Luan e um lateral direito titular que saiba defender e apoiar com a mesma desenvoltura. Um desses dois tem que ser um bom cobrador de faltas. O outro fundamental o Grêmio acaba de contratar. André não seria o meu escolhido, mas diante das circunstâncias, vem em boa hora. Por alguns jogos que lembro e alguns vídeos que vi, creio que André tem tudo para ser mais completo e participativo do que Lucas Barrios. Um detalhe interessante é que li em um site, que agora não lembro, que ele virou “Atleta de Cristo”. Se for mesmo, ganhamos o melhor dele e a vida de noitadas já pertence ao passado. Vamos ver.
    Na minha visão estes são essenciais, mas o Grêmio precisa ainda de um zagueiro, de um lateral esquerdo e de um atacante de movimentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre era o meu preferido; estrangeiros há tempos não confirmam. Talvez o Barcos e alguns momentos de Barrios.

      Excluir
    2. Realmente. Mas, mais do que isso, atacante de qualidade está difícil de achar e é caro, caríssimo. Aí é que entra a central de dados do clube. Impossível não achar alguém que se enquadre ao menos próximo ao que necessitamos. O centro avante está vindo. Faltam os demais e o CD tem que fazer a parte dele. Agora é lamentável, muito lamentável o Grêmio dispensar um cara da envergadura de um Cecconi. Talvez o melhor profissional da área no Brasil. Veja o caso de Lautaro Martinez. Pelo menos a dois anos vejo falarem dele. Acabou de assinar contrato com o Milan. Estava aqui perto. Perdemos um cara muito bom e que daria retorno dentro e fora de campo.

      Excluir
  6. 3-Fui e sou totalmente contrário ao modo como o Grêmio utiliza os garotos. Colocá-los todos juntos num jogo é queimá-los. Deveria utilizá-los individualmente, em alguns jogos, alternadamente, junto com o time titular. Um garoto desses, para adquirir confiança e se desenvolver melhor, necessita dos mais experientes do lado para servir de referência, incentivá-los, cobrá-los durante a partida. Fico olhando outros clubes que utilizam os garotos com menos idade do que os do tricolor e percebo como se saem melhor do que na sistemática adotada pelo Grêmio. Acredito que ao menos Jean Pyerre, Guilherme Guedes, Matheus Henrique, Dionathã e Vitor Bobsin já estariam em um estágio mais avançado e diria até como opções reais hoje. O Renato parece que esqueceu com que idade estreou no Grêmio, foi para o mundial. Ele sabe do que estou falando, ele sabe. Basta por em prática. Por exemplo, nestes grenais, talvez o do Beira Rio, Jean Pyerre possa fazer a diferença, a nosso favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito; os exemplos positivos estão no passado e no presente. A base é a grande saída para o Grêmio.

      Excluir
    2. Concordo 100%. E é bom também pro caixa do clube, pois usando os guris, não precisa trazer mediano pra banco, a custo maior.

      Excluir
    3. Os títulos provam isso, Glaucio. Além de trazer sorriso ao tesoureiro.

      Excluir
  7. 4-Diante da atual situação utilizaria para o grenal e na Libertadores:
    Grohe
    Ramiro, Geromel, Kannemann e Cortez
    Michel e Maicon
    Alisson, Luan e Everton
    Hernane

    ResponderExcluir
  8. 5-Independentemente do que falamos, acredito que estes dois jogos contra o tradicional adversário, como clássico que é, não tem favoritos. O grenal na Arena demonstrou que não será tão fácil como muitos imaginam. Torçamos.

    ResponderExcluir
  9. Sem centroavante não funciona. As inúmeras tentativas com Cícero provam. Jael é ruim, mas suas características desentortam o time.

    ResponderExcluir
  10. Este excelente blog com extenso material em muito me serviu para que fizesse uma pesquisa intitulada "Memórias do Futebol do Interior 1968-1972". Vai o link do meu trabalho:
    https://drive.google.com/file/d/1W08IU8NSzMi0B8dQyUi3oJpiO83-NhfO/view?usp=sharing
    Um abraço
    Daltro S. D'Arisbo

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Daltro. Excelente levantamento, uma viagem nostálgica para mim que vi estes times atuarem, essas formações, alguns ícones do interior e até aquelas formações do Cruzeiro do saudoso Estádio da Montanha, hoje o Cemitério João XXIII.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Daltro, tu tens instagram? Tenho umas dúvidas para tirar contigo.

    ResponderExcluir