A Base do time ou Time da Base?
Coloquei um comentário no blog do Rodrigo: https://www.diadealento.com, onde considero razoável esperar pelo mês de Junho para ver "qual é a do Tiago Nunes?" e principalmente, qual é a do Bolzan Jr.
Explico: Foi cantado em verso e prosa que o Grêmio de 2021 terá um aproveitamento massivo de atletas formados no clube, enfim, um time e elenco feitos da base. Este é o discurso.
Porém, ando muito cético ultimamente; cheguei a fazer uma escalação, que repito aqui: um goleiro mediano cascudo; Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa ou Bruno Cortez (não afeta meu pensamento esta dúvida), Thiago Santos, Matheus Henrique e Maicon; Alisson, Diego Souza e Ferreira.
Chegando Douglas Costa (uma interrogação; puro marketing ou reforço real?), ele entra na vaga de Alisson até Ferreira ser vendido, aí, Alisson volta para a esquerda, posição que ocupava no Cruzeiro.
Vamos considerar que eu erro em não acreditar no aproveitamento de Brenno por Tiago Nunes, quantos da base serão aproveitados como verdadeiros titulares, além dele?
Fico com a impressão que a base do time será mais uma vez, composta por jogadores acima de 30 anos.
Tomara que seja só um grande engano da minha parte.
Hoje temos como titulares Breno, MH e Ferreira, como quase titulares Vanderson, Ruan, Darlan e Jean Pierre, como reservas, Rodrigues, Gi Azevedo e Léo Chu e ainda os dois goleiro Adriel e Chapecó, G. Guedes,Elias Bobsin, F. Henrique, Pedro Lucas e Ricardinho.
ResponderExcluirOu seja mais de 50% do grupo principal é da base.
Carlos
ExcluirPor isso, acho importante o próximo mês; são quase titulares, porém, as contratações apontam para outro perfil de atleta. E não vem para ser reservas.
Mas tu defende não contratar, Bruxo?
ExcluirO plantel é melhor do que diziam os "terra arrasadas." Mas acho que precisa de reforços, sim. Isso não é desmerecer a base. Pra trazer alguém de fora, tem que ser com estofo pra ser titular.
De novo, acho que a estratégia está bem alinhada e coerente com o discurso, mesmo que discordemos de algum nome ou outro (Vanderson deveria ser titular na minha concepção).
Vinnie
ExcluirDefendo contratações de jovens revelações ou algum cascudo pontual.
Citei Soteldo, quando poucos conheciam e agora vi Zé Ricardo, volante do América Mineiro, muito bom. E é camisa 5. Matheus Nascimento, Botafogo. Aí, dizem que é caro. Douglas Costa é caro.
Tb gosto desse perfil de contratações.
ExcluirBruxo, na tua opinião e pra simplificar, tirando a lateral esquerda e a posição que provavelmente será do Douglas Costa na extrema direita ofensiva, qual outra lacuna indiscutível teria esse time pra justificar algum atleta extra da base?
ResponderExcluirParticularmente acho que o aproveitamento está de bom tamanho. Gostaria sim de ver mais do Bobsin e do Fernando Henrique. Porém com as boas jornadas do Tiago Santos e a evolução do Matheus Henrique, acho que sobram poucas vagas em aberto. Ainda mais se o Kanneman voltar.
Precisamos levar em conta que o Jean Pierre é titular, o Brenno é titular, o Ferreira é titular, o Matheus Henrique é titular. Além desses o Juan, o Darlan, e o Vanderson já surgem como primeira opção em suas respectivas posições, quando não entram desde o início como vimos em diversos jogos.
Estamos falando de quatro titulares absolutos e três que vem atuando com frequência. Sem esquecer que o Rodrigues até bem pouco tempo era o substituto imediato de Kanneman e Geromel. E que Guilherme Azevedo, Ricardinho, e Leo Pereira, mesmo mostrando pouco, ainda continuam sendo lançados. Tem mais ainda o Pedro Lucas, que muito provavelmente será o reserva imediato do JP esse ano, e o Heitor, que já jogou alguns jogos bem e tende a se firmar na sequência como um dos quatro zagueiros do plantel.
Vinne, eu já não considero mais o JP como um dos titulares. Terá que comer a grama para tentar seu lugar ao sol. MH e Darlan parecem estar ganhando entrosamento. Tirar o Darlan, por exemplo, seria criminoso. Menos mal, que o 10 segue com "desconforto". haha (isso é uma corneta, sim.)
ExcluirE também vejo do mesmo modo que tu, que a base está sendo bem aproveitada. Acontece que alguns, dos aproveitados, não estão aproveitando as oportunidades.
Foi pro bruxo a pergunta, mas... se o perfil de meia que querem é estilo Jean Pierre, aí há lacuna no elenco. Se ele se firmar como titular, não tem reserva, e se ele não servir pra titular, pode ser reserva, mas aí falta o titular.(pra mim ele é titular, mesmo não atingindo as expectativas que tinhamos, ele sobra em relação aos demais).
ExcluirDo pouco que vi do Pedro Lucas, ele joga mais avançado, mais meia-atacante.
Glaucio
ExcluirMeu meio de campo tem 3 destes 4: Fernando Henrique, Victor Bobsin, Darlan e Matheus Henrique.
Escrevi que o Grêmio deveria vender JP,Maicon, Alisson e Matheus Henrique. Agora, dou uma tolerância para MH, o resto, segue a mesma opinião. Thiago Santos? Só se tiver perigo de cair, o que eu não acredito. Bom jogador para evitar rebaixamentos.
Rodrigo, entre o JP e o Darlan, muito antes o JP.
ExcluirO Tiago Nunes fala muito em caracteristicas que se complementam. O Darlan e o MH são muito parecidos, mas o JP tem valencias que ninguém mais tem no elenco.
Chegou a hora da verdade pra ele. Se não se firmar esse ano, já era.
Exato, Glaucio.
ExcluirSe jogar, Vinnie. Se jogar. Vejamos o exemplo desse 10 do Lanus na partida de hoje. O pia tem 20 anos. Comparamos a participação dele e movimentação. Se JP fizesse pelo menos algo do tipo...Mas nem isso vem fazendo. Não adianta ser um diamante se não for bem lapidado. Infelizmente.
ExcluirVinnie
ResponderExcluirEstou, além de dar um tempo para ver a real do novo treinador, mencionando o perfil de atletas que vem para ficar entre os 11.
Pessoalmente, não consigo ver acréscimo decisivo nas entradas de Rafinha e Thiago Santos. Gostaria de ver Fernando Henrique e/ou Bobsin terem sequência, para poder dizer se o setor não renderia mais.
O mesmo acontece na lateral direita.
E Douglas Costa? Uma grande interrogação.
Douglas Costa só não dará certo se for atrapalhado por lesões, fora isso jogando o que joga e com a vontade que está tem tudo pra ser o nosso Robim
ExcluirConcordamos em linhas gerais, Bruxo, com exceção talvez do Tiago Santos.
ExcluirO Bobsin emperrou na renovação. Tem rusga com o procurador. Acredito que não renova e já assina pré-contrato pra Europa agora em junho porque sai de graça.
O erro foi não ter botado em campo lá em 2018 quando foi feito o contrato. Não existe explicação lógica pra isso. O guri já tinha 19 anos e era destaque (muito antes das lesões).
Lembrando que tínhamos Michel, Cícero e Maicon se arrastando naquele ano.
Fernando Henrique merece ser melhor observado. Mas com o time empilhando vitorias fica difícil criticar qualquer critério nas escalações. Só se fosse na do MH.
Vinnie
ExcluirEm 2018, o Bobsin teve lesão grave.
Em 2018, Michel estava bem e também se lesionou. Inclusive foi o autor do gol no Monumental de Nunez.
ExcluirÉ minha esperança. Mas terá que ser preservado dentro deste calendário maluco.
ResponderExcluirPor um lado também tô achando o Tiago Nunes muito apegado aos mais veteranos, afinal se tinha a expectativa de vermos mais a base em campo. Mas por outro lado temos um bom número de jogadores da base no grupo. Brenno é o titular no gol, Matheus titular no meio e Ferreira titular na ponta esquerda. Vanderson vai revezar a lateral com o Rafinha, acho que ele tende a retomar a posição de titular inclusive. Ruan é o reserva imediato da zaga, Darlan reserva no meio e tem mais a turma do ataque: Os dois Léos, Azevedo, Elias e Ricardinho. O único ponto que ainda reclamo é que queria ver mais do Fernando Henrique e do Bobsin. Mas sejamos justos que o meio com Thiago Santos, Matheus Henrique e "mais um" tem funcionado até aqui, espero que os jovens ganhem mais espaço ao longo da temporada. Meu segundo ponto de reclamação é o Maicon, já passou seu ciclo no Grêmio e só está roubando minutos dos jovens volantes citados e também do Darlan e do Pedro Lucas. Mas ainda acho que temos de dar tempo ao tempo, o Tiago Nunes ainda é uma novidade assim como o grupo é uma novidade pra ele, mas é claro se chegarmos lá em Setembro e ainda vermos Maicon trotando em campo e levando bola nas costas a corneta vai cantar pro lado do Nunes.
ResponderExcluirQuanto ao Douglas Costa, é um jogador que sem lesão e em forma vai deitar e rolar aqui. O problema é o seu vasto histórico de lesões somado ao nosso departamento médico que tem deixado a desejar. Mas é um jogador muito acima da média aqui no futebol brasileiro. Sobre o Alisson eu nem quero pensar, risos. Tenho medo que o Ferreira seja vendido em breve, o empresário dele é bem ligeiro.
Lipatin
ExcluirConcordo, sem lesão, Douglas Costa é Seleção.O problema: Lesões.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão acredito, Bruxo, que o Tiago irá mudar o time para o próximo mês. Este rodízio que ele vem fazendo, a mim parece, que ele está a procura da espinha dorsal do time.
ResponderExcluirE com isso, involuntariamente os mais experientes estão levando vantagem, pois os novatos que entraram até o momento, apenas o Brenno é indiscutível.
Fica a lacuna da lateral esquerda. Kannemann, já jogou de lateral esquerdo e acredito que seria uma boa alternativa, devido a carência que estamos tendo no setor. Ganharíamos força defensiva, principalmente na bola aérea que até agora é o maior dos problemas que a equipe vem tendo.
Na meia cancha, Thiago Santos evolui gradativamente. Anseio pelo jogo de domingo, que será para ele (e o mesmo vale pro Nunes) o grande "teste". Ao lado dele, MH e Darlan parecem estar se entrosando. Nessa formação, vejo um JP reserva. Aliás, ele nem relacionado está para o jogo de hoje e, embora eu saiba que ele está lesionado, vejo nessa lesão um grande mistério.
Rodrigo
ResponderExcluirUma pergunta: que sequência tiveram Fernando Henrique e Victor Bobsin?
O Brenno andou falhando na bola aérea, mas só a manutenção dele é que vai dar ritmo de jogo e confiança. O mesmo serve para os guris do meio.
Com o Gomes, FH jogou. Mais que o Bobsin, por exemplo. Ambos foram bem. Mas hoje, vejo eles como alternativas. Aliás, FH imediato direto do Thiago Santos. Bobsin não é um 5, logo briga com o Darlan e ou MH.
ExcluirRodrigo
ResponderExcluirPosso estar enganado, não lembro de nenhuma partida inteira do FH e do Bobsin.
Inteira não. Entraram no decorrer dos jogos. Mas, numa hierarquia, nada mais justo que os dois esperem por mais oportunidades. E pelo pouco demonstrado é muito cedo cravar titularidade. Darlan está aí, há mais tempo. Está na frente deles eu imagino. Quanto ao amigo, ainda não ver em Thiago Santos um jogador útil, sempre ficará com a impressão de que FH ou Bobsin, com tão poucos minutos em campo sejam mais úteis.
ExcluirDiscordo do amigo. Foi assim que o Ronaldinho ficou no banco para o Itaqui.
ResponderExcluirhaha,credo Bruxo. Ronaldinho, era um craque. Só o Roth não viu. Por mais que eu deteste o pilantra, depois dele nunca houve um outro.
ExcluirVerdade, Rodrigo.
ResponderExcluir