A Grande Decisão em Itaquera
Existe uma eletricidade no ar para os gremistas semelhante ao enfrentamento diante do Real Madrid, quatro anos atrás, mas o objetivo é bem menor, atualmente. Foi um processo de apequenamento e erros crassos que culminou neste quadro de chegar à trigésima sétima rodada do Brasileiro, isto é, a penúltima, sem ter nunca posto o nome do clube fora do Z-4; sinceramente, não lembro disto ocorrer nem no malfadado 2004.
Costumava brincar, dizendo que eu queria ver o Grêmio apenas uma vez na liderança do campeonato nacional; na trigésima oitava derradeira rodada; ironicamente, por motivo diverso, vou repetir a frase com uma pequena variação: quero ver o Tricolor, uma única vez fora da zona de rebaixamento, a última.
O confronto diante do Corinthians é de difícil prognóstico, porque ambos os Mosqueteiros tem em suas biografias recentes, a característica de surpreender (para o bem ou para o mal) os seus torcedores.
Se o clube paulistano prepara uma festa com caixão e flores, ele monta um cenário de realização plena, de êxtase pela desgraça alheia, mas que também poderá ser combustível para uma retumbante vitória gremista.
No histórico de confrontos, nunca houve um favorito "confiável", neste Domingo, não será diferente.
Bruxo, lendo sobre a bonita, e merecida, festa do Atlético, me vem a cabeça o maior erro da direção este ano, não ter trazido o Cuca em Fevereiro. Estava dando sopa. A torcida mineira, inclusive, não o queria de volta. A renovação desnecessária com o Renato só atrasou o trabalho pro ano. Perdi as esperanças de ver o Cuca no Grêmio outra vez. Era o cavalo encilhado.
ResponderExcluirO time se acertou sem os fraquíssimos Villasanti e Allison, e o destemperado Vanderson. Evidente que não tem elenco pra cair na comparação com os sofríveis concorrentes. No frigir dos ovos, faltou um grande líder pra domar o emocional e passar confiança aos jogadores certos.
Amanhã é incógnita. Concordo com o amigo. Tanto pode conquistar uma vitória épica quanto ser presa fácil. Mas continuo com a minha previsão de duas rodadas atrás, com 45, tem muita chance de cair ainda. É a lógica.
Estarei na torcida amanhã.
Aqui está alguém que sugeriu o nome dele.
ResponderExcluir