Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Opinião




Artilharia Pesada 


O Grêmio caiu cedo na Copinha, pelo menos, se desenhava uma competição mais encorpada, talvez até o título inédito. Não deu, mas ficou uma ótima impressão de um setor do time; o ataque.

São quatro promessas que trazem muita esperança aos torcedores: Alisson, Jardiel, Gustavo Nunes e o paraguaio Freddy Noguera. 

Não deixa de ser surpreendente ter um quarteto ofensivo com tanto potencial ao mesmo tempo.

O que me assusta é a tal "lapidação" que no Grêmio de Renato leva anos para o atleta "acontecer".

Como exemplo tivemos Tetê, um craque que não estava preparado para atuar no Gauchão, mas, vendido,  disputou a Champions League.

Vai entender!

20 comentários:

  1. Bruxo, eu acho que a diferença entre essa etapa do sub-20 (antigo Juniores) e o profissional é abissal hoje em dia. Fisicamente tu vê que ninguem ali tem porte de jogador.

    Parecem umas crianças - talvez retrato do mundo atual onde as pessoas levam mais tempo para se tornarem adultas. Tem pessoas de 30 anos que vivem como adolescente, e isso é cada vez mais comum.

    Nenhum desses jogadores conseguiria ser titular na equipe de cima este ano.

    Tivemos exemplos recentes de gente que sobrava na base e sequer figurou no profissional. Pedro Lucas, Azevedo, Pedro Henrique (no Cruzeiro sumiu tb). E nåo foi por falta de oportunidades.

    O Grêmio, que havia descoberto um modelo interessante ao pegar semi-pronto do interior de São Paulo e de mercados menores (Pepe, Luan, entre outros) parece que parou no tempo em termos de formação.

    Também achei a venda Tetê um erro há tres anos. Hoje nao tenho tanta certeza - ele pinga de time em time. Atualmente está no Galatasaray. Não conseguiu se firmar na Premier League, mesmo atuando em um time pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tete parecia que ia deslanchar, foi bem no Shakhtar, depois mostrou algum futebol no Lyon e aí tomou decisões erradas: Primeiro foi pra um Leicester que estava ladeira abaixo lá na Inglaterra, não jogou bem e acabou sendo rebaixado e depois teve uma decisão esportiva questionável indo pro Galatasaray onde não vem bem. Pesa aí o péssimo empresário que agencia ele também que certamente "ajuda" nessa de ficar pulando de time sem se firmar.

      Excluir
    2. Lipatin
      Caso que ocorrerá com Adriel, também. Vai ganhar dinheiro nas jogadas do empresário, mas será menos do que poderia ser.

      Excluir
    3. O Grêmio precisa definir uma política que mantenha o estilo de jogo e os valores (físicos, técnicos e intelectuais) necessários pra tal, e alinhar isso desde a base, pra que a contratações pro time profissional sigam a mesma idéia.

      Só que isso tem ser trabalho integrado entre departamento de futebol, categoria de base e comissão técnica.

      Provavelmente seja difícil e demora a dar resultados, mas vai evitando contratações "erradas".

      Excluir
  2. Vinnie
    Ainda acho que naqueles momentos da subida de alguns atletas, o ideal seria insistir com eles. Dar as mesmas chances que foram dadas a Thiago Santos, Alisson e Diogo Barbosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em parte concordo. Com alguns, era possível ter insistido um pouco mais. Mas o jogador precisa mostrar algo a mais quando é lançado.

      O Grêmio ultimamente só forma jogador comum. Alguma coisa precisa ser mudada. E se o problema fosse somente a falta de oportunidades, estaríamos vendo ex-jogadores de base se destacando mundo afora. Nǎo é o caso.

      Excluir
    2. Vinnie
      O último foi o Tetê e não foi aproveitado. Os demais não confirmaram ou eram comuns, realmente.

      Excluir
    3. Paulo Victor, Vitor Ferraz, Everton Cardoso, Rômulo(volante), Gustavinho, Dodi*, André Henrique*, Besozi, Iturbe, Churin, Galdino, Uvini, Carballo*, N outros....não são comuns?

      Excluir
    4. Assistam o "assado" do Duda Garbi com o Cícero Souza.

      Excluir
    5. Glaucio, eu vi esse Assado. Muito bom mesmo.

      Também são comuns. Mas estamos falando da base. O nosso parâmetro de prata da casa é alto. O Grêmio formou um jogador escolhido melhor do mundo duas vezes. Não pode se contentar em formar medianos.

      Excluir
    6. Glaucio
      Ouvindo o Cícero Souza, a gente vê que o Grêmio perdeu uma chance incrível e rara de ganhar o tri do Brasileiro. Dentro da normalidade, não vai dar para alcançar a organização do Palmeiras, dando "chances para o Luan", por exemplo ou investir em sugestões do técnico apenas.

      Excluir
  3. Primeiramente um ótimo 2024 pra ti Bruxo e pra todos os amigos aqui do blog! E, claro, que seja um ótimo 2024 pro nosso tricolor.

    Sobre a gurizada: Podem e devem ser aproveitados, Bruxo. Tem que ser política do clube. Mas tem que ir com calma. Indo na linha do comentário do Vinnie, e é algo que já tinha notado em outros anos/jogadores, me preocupa a questão física, tá faltando trabalhar a musculatura dessa gurizada. Tudo magrelo, "peso pena", não tem cara que vão conseguir competir no futebol profissional sem uns bons meses de adaptação. Mas o Gauchão tá aí, tem que avaliar internamente os que estiverem mais prontos para irem jogando, esses que tu citou mostraram qualidades, tomara que consigam mostrar essa mesma qualidade no profissional.

    Uns pitacos sobre a preparação pra esse 2024: Estou preocupado. Veio o Marchesin pra tapar a lacuna do gol e o Soteldo como upgrade/reposição ao Ferreira. Mais o Dodi que veio pra compor elenco. E só...
    Era bem claro que precisávamos de laterais, pelo menos mais um volante de marcação, um ou dois pontas e fora o centroavante. Sem falar na interrogação sobre a zaga e sobre o meio de campo. Claro que situação financeira do clube é um fator, que não adianta sair contratando a rodo e ainda tem o assunto da tua postagem sobre a aproveitar a base que implica em menos contratações pra compor elenco.
    Mas não tem como não se preocupar com começar o ano com Reinaldo de lateral esquerdo, da incógnita da nossa zaga, que o nosso único volante marcador nível titular é o Villasanti e o único reserva com característica defensiva segue sendo o Ronald, somada a falta de pontas e da lacuna deixada pelo Suárez...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Lipatin
    Tenho esperança que com mais dois reforços, lateral esquerdo e um avante (pode até não ser um 9 de carteirinha) e o aproveitamento da gurizada, o time se ajeita.
    Depende muito do técnico, também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo meio por aí também, Bruxo. Vou me estender um pouco nos pitacos:
      No gol veio o Marchesin, é um goleiro dos sonhos? Não é, mas tem experiencia e preenche a lacuna. Com mais Caique e Grando acho que estamos ok pro inicio do ano.
      Me preocupa ainda a zaga pois o Geromel pelo combo idade/físico dificilmente vai estar disponível pra jogar todas, é uma incógnita como ele vai estar e se vai jogar, fora ele dos zagueiros do elenco só o Kannemann é titular inquestionável, aí sobram Uvini, Ely e Gustavo Martins, qual desses três seria o titular? E o Gustavo já tá sendo especulado pra sair, se fizer um bom inicio certamente vai ser vendido no meio do ano, se não for agora já.
      Gostei do João Pedro, lateral direito, mas ele tem dois problemas: Não é muito marcador e tem seguidos problemas físicos. Precisa ter um reserva a altura ou concorrente pra ele ali.
      Lateral esquerda: Aqui tá o grande problema, não dá pra começar o ano com Reinaldo de titular. O Cuiabano é promissor mas tem jeito muito mais de ala/meia/ponta que de lateral, e é outro que pode ser vendido ainda agora. Precisamos de um titular urgente e talvez de um reserva.
      No meio de campo o Villasanti é um exercito de um homem só, e só temos o Ronald como volante marcador no banco. Pepe, Carballo, Dodi e Milla são todos volantes mais "leves", de mais toque, tem que ver isso aí. Ou esses jogadores crescem de rendimento ou teremos problema nesse meio novamente. E mais o fato que o Villasanti tá a uma proposta aceitável de ir pra Europa também, grandes chances de sair no meio do ano dependendo do andar da carruagem.
      No ataque... Se foi o Ferreira e veio o Soteldo. Então os únicos pontas são Soteldo e Nathan Fernandes. Torço pela plena recuperação e retorno do Jhonata Robert, mas é uma aposta. Seguimos sem opções pra esse setor já que Nathan e Cristaldo não funcionam pelos lados, pois são meias. O tal centroavante renomado ainda não chegou, a aposta vai ser no João Pedro Galvão, que até acho que deve render mais ali mas ainda seguimos a espera do novo nove. O Grêmio ainda conseguiu fazer a façanha de comprar o André Henrique e não acertar o salários, ele tá na mesma situação do Campaz só que inversa, risos... Aliás o colombiano ainda segue no impasse com o Rosário e pode ser que fique mesmo.
      Tem a possibilidade dos destaques da Copinha renderem no time de cima assim como outros jovens se firmarem mas tô achando esse inicio de ano com muitas interrogações ainda. Claro que tem muita coisa pra acontecer mas achei a direção muito lerda porque posições como lateral esquerda e pontas que já eram necessidades na temporada passada. Outro fator é como Renato vai ajeitar as coisas, não vai dar pra jogar no esquema suicida da temporada passada com a zaga escancarada sem cobertura dos laterais e sem proteção do meio, o Renato vai ter que ajustar isso o problema é que as peças são as mesmas até então, será que vai dar pra arrumar? Seguem as interrogações.
      Em tempo: Também não acho que tenha que sair contratando a atacado, apostando em nomes fortes sem garantia de retorno só agradar a mídia e parte da torcida. Não dá pra ficar vendendo o almoço pra pagar a janta. Mas fica a critica no sentido que o Grêmio já tinha carências bem nítidas no elenco que não estão sendo supridas até então.

      Excluir
    2. Lipatin, quero muito estar enganado. Mas dependendo do chaveamento no sorteio em marco, o Grêmio corre sérios riscos de ser eliminado já na fase de grupos da Libertadores.

      Excluir
  5. Mas ainda o Tetê? Até quando? Tem um outro: Diego Rosa que aos 21 anos anunciou a aposentadoria. hahaha.

    Bá.

    Craques unânimes.

    Desculpe a brincadeira, Bruxo. Mas se pesquisar bem a lista aumenta e aí perde a graça...


    Rodrigo


    ResponderExcluir
  6. Sobre a eliminação da Copa SP, o time subiu no salto e não jogou às devas. Sem falar das casas de apostas que estavam pagando 18 x mais no intervalo caso o time paranaense virasse o jogo. Estranhamente, em cinco minutos de segundo tempo, viraram o jogo... feliz de quem apostou. E azar de quem acredita ainda no futebol, feito eu.

    Mas nem tudo é terra arrasada. Podem sim, serem lapidados. Mas sem forçar a barra como fizeram outros jogadores, influenciados, por pessoas de caráter duvidoso.

    Tetê e Diego Rosa, hoje, provam que Renato estava certo e isso dói em muita gente. Adriel, tão logo vai provar isso também.

    É só esperar! E se pagarem para ver, vão perder ainda mais.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É....nao serviam pra reserva no gauchão......Gustavinho e Fabio servem.....

      Excluir
  7. Rodrigo
    Tetê e Diego Rosa deixaram uma grana interessante para o Grêmio.
    Pergunto: os bruxos indicados: Éverton Cardoso, Cazalbé e Thiago Neves deixaram o quê?
    E essa: https://www.lance.com.br/gremio/renato-gaucho-fala-sobre-possivel-retorno-de-douglas-costa-ao-gremio-quem-e-craque-nao-desaprende.html ?

    ResponderExcluir