Páginas

domingo, 16 de junho de 2024

Opinião




Derrota veio com pouco Futebol


Se for para simplificar, dá para aceitar que foi a derrota de um Grêmio reserva para o novo líder do campeonato. Verdade!

O Tricolor está cheio de argumentos para justificar a quarta derrota consecutiva, a quinta em sete jogos. Tem o calendário apertado por três competições, a situação inusitada da maior calamidade que se abateu pelo Rio Grande e a impossibilidade de atuar em solo gaúcho, algo que os times da Serra e o São José já conseguem. Disso, a decorrência inevitável do rodízio do elenco. Porém, alguns destes argumentos são discutíveis, como por exemplo: Por que J P Galvão não entra neste revezamento? Goleiros precisam revezar?

Tem mais: Por que nesta condição de busca, de  "balancear" o grupo, Nathan Fernandes não pode sair jogando? Também, será que há necessidade de mudar quase todos os 11 de uma partida para outra?

Na postagem anterior, eu deixei um link com parte da entrevista do ex-goleiro Émerson Leão, 4 Copas do Mundo e injustiçado por Telê em 1982, o que resultou em prejuízo para a Seleção e impediu o arqueiro de fechar cinco participações no grupo. Ficou com 1970, 74, 78 e 86. Por que a entrevista que inseri? Porque ele disse aquilo que eu tenho como convicção, ou seja, determinados goleiros são para certos clubes; vão bem até um ponto, falta a qualificação para aguentar o rojão e dar resposta nos gramados. Eventualmente, botam faixa, mas na maior parte da carreira, são vilões. Ele citou Jandrei, hoje banco do São Paulo. Goleiro ótimo para ... a Chapecoense. Tem outros.

Caíque teve um bom desempenho esta tarde-noite, mas pergunto: Deve participar de rodízio num clube do tamanho do Grêmio, mesmo que Marchesin e Rafael, não estejam convencendo completamente? Será que com Caíque, o problema do Tricolor vai ser resolvido a curto ou médio prazo?

E J P Galvão, R$ 1.300.000,00 por mês, o que pensa, por exemplo, Kannemann sobre isso? E Gustavo Martins, no mínimo, ele foi igual a Rodrigo Ely? 

Houve algo de bom contra o Botafogo? Penso que Du Queiroz entrou bem, assim como o jogo demonstrou que Gustavo Nunes, se bem trabalhado, isto é, o time jogar mais para ele, vai render muito. Dodi foi bem. De resto, Geromel voltou bem, no entanto, falhou no segundo gol alvinegro. Maik, sua atuação me convenceu que Fábio é o melhor lateral esquerdo do elenco.

Carballo segue devendo. Edenílson, pelo menos, não faltou empenho e Nathan Pescador é da turma de J P Galvão: se tem futebol, ambos não trouxeram para o Grêmio, aí, não tem remédio, é passar adiante, que sejam felizes em novos clubes.

Pavon e Cristaldo merecem ser vistos sob a batuta de um novo treinador. Tem futebol, porém, parecem mal aproveitados.

De resto, é esperar pelo final do ano, pois, pouco espero das ações da Direção na janela de meio de temporada brasileira.

28 comentários:

  1. Ando lendo os comentários ultimamente, mas confesso que está me faltando ânimo pra falar de Grêmio. Os representantes do clube ainda num discurso derrotista, um chororô danado. Grêmio vende o mando de campo para uma empresa e depois reclama que havia mais torcida do Botafogo do que gremista...ora, bolas...se queria garantias de que estaria com maioridade de torcida então que não vendesse o mando de campo. Até porque o ganho logístico é mínimo...ficar pingando de aeroporto em aeroporto gera perda de tempo igual ou superior à gerada pela diferença de distância. Logística porca!

    Assim como é porca também a condução do clube nesse momento. Pra classificar na Libertadores, um leão...mas pra ganhar pontos no Brasileirão, um gatinho. ''Ah, mas o Grêmio não vai cair''. Eu ouvi essa ladainha em 2021...nunca abriram os olhos para as porcarias que faziam lá dentro. Parecem continuar sem abrir os olhos.

    Por que JP Bagrão não sai nunca? É pra torcida se obrigar a vaiar o cara e expulsá-lo daqui?? Por que sempre que entra o Nathan Fernandes, o Pavón já saiu ou sai em substituição paralela? (já perceberam isso? Nathan Fernandes e Pavón não jogam juntos nunca, é sistemático...mas também não ocorre de um substituir o outro.)
    Parece que é pra não correr o risco de dar certo...arruma uma coisa (Nathan > Bagrão) e bagunça outra (Galdino > Pavón).

    A defesa inteira trocada, goleiro em revezamento, com claríssima incomodação do goleiro teoricamente titular com a falta de sequência...claríssima incomodação do Pavón em ter que sair, enquanto ficam os bagres...porr*, tem muita coisa errada nessa história, não deve ser só burrice ou cegueira. Tá parecendo boicote mesmo...

    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Anderson
    Essa incompreensível mudança de atitude para jogar LA e Brasileirão é chancelada pela Direção. Ela é submissa ao treinador por conveniência ou incompetência, independente de Calamidade no estado.
    O vice de futebol é uma das figuras mais patéticas dos últimos tempos. Comporta-se como um fã incondicional do técnico, aí não adianta ter centro digital de dados e outros avanços tecnológicos, porque as sugestões de contratações vem na base de bilhetinhos de uma única pessoa, a mesma que decreta desconto no salário de jogador jovem quando expulso, mas não se indigna quando veteranos como Kannemann fazem exatamente o mesmo.
    Como diziam os meus pais: - O Diabo sabe para quem aparece.

    ResponderExcluir
  3. Já estamos na série B não tem volta. Técnico está perdido, Presidente desapareceu o vice só fala após vitórias.

    E o Geromel..ainda querem que renove?

    ResponderExcluir
  4. Como escrevi antes: O Grêmio não cai. Tem muito time pior, mas precisa de ajustes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vasco era um dos piores?
      Perdemos para o Vasco.

      Excluir
  5. O técnico está completamente perdido, e o revezamento entre os goleiros é a prova disso.
    Marquesin veio para ser titular, mas sem ritmo de jogo. Quando começou a adquirir ritmo, fechando o gol no Chile, passou a ser vítima do revezamento, o que claramente o incomoda.
    É goleiro para jogo grande, ao contrário do que jogou ontem, goleiro de jogo e time pequenos.
    Continuamos sem ter esquema de jogo, sem saber qual a vocação do time: joga atrás e sai no contra-ataque ou propõe o jogo?
    Nossos zagueiros não são confiáveis, nossos laterais são todos fracos, o meio-campo joga sempre com um a menos e não consegue dominar o jogo, qualquer que seja o trio que entre, pois sempre se deparam com 4 ou 5 no meio adversário, dando o controle do jogo para eles.
    Nosso ataque é piada. Os melhores nunca jogam, ou não jogam juntos, pois JP Ruizão tem que ser sempre escalado.
    Mais uma janela se aproxima e nela veremos a maior de todas as incapacidades do treinador Renato, e são muitas, mas essa se destaca: o absoluto desconhecimento do mercado de futebol, que leva à contratação de nabas/perebas como Nathan e JP Ruizão. Mas isso tem explicação fácil, afinal no futevôlei ou nos botecos do rio não há tempo para acompanhar futebol.
    Quanto ao vice, há tempos me questiono de quem foi a ideia de pegar um dentista que, até onde sei, nunca atuou em um mercado profissional de futebol para torná-lo vice-presidente de futebol, sendo responsável pela contratação de jogadores para um time de futebol profissional. Isso é uma piada, de péssimo gosto, mas sempre lembrando que jabuti não sobe em árvore...

    ResponderExcluir
  6. "Maik, sua atuação me convenceu que Fábio é o melhor lateral esquerdo do elenco." [2]

    Aliás, como pode o Botafogo achar um lateral esquerdo como esse Cuiabano, e o Grêmio, como toda sua estrutura, traz esse Maik ?

    ResponderExcluir
  7. Só podemos tirar alguma conclusão sobre rebaixamento, na minha humilde opinião, na virada do turno. Se ao final da 19a. rodada estivermos no Z4, ainda poderemos escapar, sim, mas teremos que lidar com o fator psicológico. O emocional começará a cobrar forte rodada após rodada. Bem, aí...............só Deus sabe o que dará!!!

    ResponderExcluir
  8. Mando de campo com 90% de torcida adversária!!! Piada!!!

    ResponderExcluir
  9. "De resto, é esperar pelo final do ano, pois, pouco espero das ações da Direção na janela de meio de temporada brasileira." Aqui tu resumiu tudo, Bruxo. Eu já desisti de esperar algo diferente dessa gestão Guerra, essa nova patacoada do mando de campo só deixa claro o tamanho da incompetência e falta de visão dos nossos dirigentes. Guerra escolheu dar a chave do futebol pro Renato e deixar tudo com ele, o resto segue no piloto automático. Do jeito que as coisas vão a gente são sabe se vai beliscar uma Copa ou se vamos lutar contra o rebaixamento. Ou ambos, risos.

    ResponderExcluir
  10. BEEEEEEEMMMM FEITO!!! Mas BEEEEEEMMMM FEITO MESSSSMO!!!
    Quem mandou apostar nessa corja de imcompetentes chamados Guerra, Brum e Renato!!! Afundarão o Grêmio do mesmo jeito que Romildo afundou!!! Vou torcer para que piore cada vez mais!!!

    ResponderExcluir
  11. O Internacional colocou um garoto da base ontem, que pelos comentários parece ter muita qualidade técnica e ser muito promissor. Fiquei pasmo ao saber que o menino tem apenas 16 anos!!! Atitude bem arrojada. Pelos lados do Humaitá é uma briga p/ lançar um com 18, 19 anos. LAMENTÁVEL atitude!!!

    ResponderExcluir
  12. Bruxo! Agora temos um técnico motivador desmotivado. É o fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é hora de dar o exemplo e puxar para cima, por isso, que se chama comandante ou "professor".

      Excluir
  13. Comentaram anteriormente sobre o CDD do Grêmio. Mas existe mesmo este departamento ou é simplesmente um quadro na parede? 😂😂😂

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse ano conseguiremos no máximo uma vaga na SulAmericana. Vaga direta na Libertadores, impossível e na Pré-Libertadores será uma façanha épica. Obs.: Se escaparmos do rebaixamento mas não conseguirmos nem vaga a Copa SulAmericana(ou seja, região do limbo) aí só restaria um adjetivo: FIASCO!!! Obs02.: Ficar fora da edição 2025 da Copa Libertadores da América, seria simplesmente decepcionante e um verdadeiro balde de água fria para a nação tricolor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que tem vaga, pode beliscar uma pré-Libertadores com um pouco de competência. Vale lembrar que faltou apenas um Rochet para a gente ser tri do Brasileiro, mas o cara era caro...

      Excluir
  15. O cenário assusta porque estão sendo tomadas muitas decisões erradas, ao mesmo tempo, por vários atores diferentes. Essa decisão de vender mando de campo é coisa de time pequeno, e foi um negócio que só beneficiou o adversário, que jogará duas vezes com mais torcida contra o Grêmio. A "desculpa" era a logística: Aí tu pensa "Sacrificaram a presença da torcida, mas é porque com a logística melhor os titulares vão poder jogar". E daí tu vê a escalação, e o Grêmio muda 6 atletas poupando, sendo todos os 5 do sistema defensivo. Onde que isso já deu certo? Qual a lógica? Entendo que se tu vai poupar diversos dos atletas de qualquer forma, que os fará descansar, então que traga o jogo ao RS (em Caxias, por exemplo), onde teremos fator local a nosso favor.

    Revezamento de goleiros é outra coisa que não dá para entender. Ninguém faz e nunca deu certo em lugar nenhum. Aliás, sabemos por experiência própria: Caímos em 2021 passando o ano todo revezando Brenno por Chapecó. O Renato perdeu a final da Copa do Brasil tendo trocado o goleiro nos últimos 2 jogos, e o que entrou falhou em ambos. Dizem que repetir o erro é burrice...

    Mas aqui, eu suspeito de uma razão: Os "gênios" contrataram um goleiro do Cruzeiro que simplesmente não pode jogar LA e Copa do Brasil. Ou seja, contrataram um cara que não vai nos ajudar nas competições que em tese seriam o nosso alvo inicial. Talvez a história do tal revezamento tenha surgido daí, porque senão o Rafael Cabral não jogaria nunca e queimaria o filme de vários que avalizaram a contratação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança. Teddy.
      Talvez o rodízio seja para justificar a vinda do Rafael Cabral, que não tem chances, no momento, de jogar LA e definitivamente, a Copa do Brasil.

      Excluir
    2. Boa colocação, Teddy. Por isso bati tanto nessa contratação sem fundamento. Além de ele ser um goleiro meia boca, que não vai resolver nosso problema no gol, ele não pode jogar as Copas. Duas cagadas num erro só... Aí despejam dinheiro fora nesse tipo de contratação e depois ficam falando que não tem recursos pra trazer os reforços que realmente precisamos.

      Excluir
  16. Outra questão: Eu sei que o JP só joga porque o titular se lesionou, do contrário não jogaria. Mas, poxa, o Renato tem salário de mais de R$ 1 milhão por mês. Será que ele não consegue montar um esquema alternativo, sem um centroavante, para quando o DC estiver fora? Está preso no esquema. Treinador bom tem que montar esquema com base nas peças que tem, e não adaptar peças ineficientes ao seu esquema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!!! Mas quem disse que Renato é bom?

      Excluir
    2. Negócio é trazer o Roger pra montar um time decente, e quando começar a cair o rendimento, traz o Renato pra remotivar (e não é brincadeira).

      Excluir
    3. Nessa questão da lesão do DC e do JP Galvão jogar soma-se dois fatos, primeiro de que o "Bagrão" vai embora daqui uns dias/semanas, o que reforça a necessidade de buscar outra solução no elenco que não seja ele, outro fato é que no nosso DM um mês tem virado dois ou três, então seja centralizar o Galdino, o Nathan Fernandes ou a direção trazer uma outra opção, algo tem que acontecer ali... Mas isso é tarefa pra quem administra o clube ou pra quem é muito bem pago pra montar o time.

      Excluir
  17. Palmeiras está sobrando. Na minha opinião junto c/ o Flamengo são os reais candidatos aos títulos do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Galo corre por fora, mas sem muita consistência no momento.

    ResponderExcluir
  18. O Palmeiras é a administração (do futebol, não conheço o resto) a ser seguida. Tem uma quantidade de jovens de 16 e 17 anos, que "irresponsavelmente", não são "lapidados" no time de transição.
    Entram direto no elenco principal. É muita irresponsabilidade do Abel Ferreira. Que coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!!! Esse Abel Ferreira c/ este tipo de comportamento só pode ser louco!!!

      Excluir