Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Opinião



Grêmio segue sem Rumo 


Penso que há dois motivos gerais para um torcedor acompanhar uma partida de futebol: a primeira é ver o seu clube vencer, a segunda, acompanhar um bom jogo, independente de quem se apresenta. Hoje, aos gremistas a primeira hipótese está proibida, infelizmente. O autor da façanha é o seu treinador que não consegue dar um padrão ao time, produz uma massaroca nos três setores, onde a cereja do bolo é a escalação do ataque, não por acaso, o pior da competição. Para comprovar, Renato antes do final da primeira etapa desistiu de 2/3 dos integrantes deste setor, mexendo, fazendo entrar os meninos Gustavinho e Nathan Fernandes, este último, que errou 90% das vezes em que tocou na bola.

Se é verdade aquela máxima de que jogador ruim no elenco, acaba atuando (Galvão e Galdino), nesta noite, ela foi acompanhada de mais duas: Mexe bem, quem escala mal e a mais evidente no Tricolor: - Quando muitos jogadores de clube grande estão mal, a culpa está na casamata. É real!

Dizer que o elenco é fraco ou carente em algumas posições, não retira a responsabilidade do treinador. Para comprovar, recentemente, ele teve sob sua batuta um grupo de 200 milhões de reais (dito por ele) e o que aconteceu? Ficou 4 meses no Flamengo, 10/07 a 29/11/21, saiu sem ganhar nada e a torcida se sentindo aliviada pelo fim daquele equívoco.

Está ruim no Grêmio? Gostaria de vê-lo num elenco composto por Yago Picachú, Tinga, Titi, Zé Welison, Bruno Pacheco ... O que faria?

Sobre a partida diante do Goianiense: Dodi, João Pedro e a segunda etapa de Cristaldo, os melhores. Pavon, Nathan Fernandes, Galdino e Reinaldo (mesmo com o gol), comprometedores.

Repito: Não cairá, mas convenhamos, gastar 14 milhões de reais/mês para se conformar com isso, é decepcionante. E o que é mais incrível, muitos torcedores de forma alienada, culpam apenas a Direção do clube. Não percebem que é um "combo", onde a participação do comandante técnico na escolha do elenco e no que se vê nos gramados habilita a crítica dos que colocam a instituição acima dos indivíduos. 

O sentimento do torcedor gremista vem justamente .... do Grêmio.


23 comentários:

  1. Bruxo, ficar repetindo que não cairá não vai fazer isso se tornar realidade. O que pode mudar isso é o trabalho passar a ser bem feito, e estamos longe disso acontecer.

    Só repetirmos que não vai cair é a mesma coisa de um certo time vermelho que passou um ano inteiro dizendo "time grande não cai", e no final de 2016 caiu!

    Grêmio precisa falar sim em possibilidade real de rebaixamento, o aproveitamento é inferior a 30%...o recorte recente pós tragédia é de menos de 5% de aproveitamento. Tem que abrir o olho e gritar bem alto pro Capitão do navio: "Capitão, vamos afundar...reaja"!
    Tocar violino não vai salvar ninguém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente abordagem!!! Concordo em gênero, grau e número!!!

      Excluir
    2. Boa lembrança, Anderson, essa do "tocar violino...", mas na boca de um torcedor discreto, não fica errado. Feio fica dito pelos graúdos do clube.

      Excluir
  2. Não restam dúvidas que nosso elenco é fraco, talvez o pior desde 2004. Aliás, essa campanha e essa direção completamente perdida estão me trazendo à lembrança o Obino....espero que o Plein não esteja disponível no mercado...
    Mas elenco ruim outros times também tem e conseguem apresentar futebol melhor que o nosso.
    É sabido que quando um time tem uma mecânica de jogo definida, mesmo quando sai um titular o reserva que entra sabe exatamente o que tem que fazer, de modo que eventual perda de qualidade técnica é compensada com a compreensão tática do que fazer.
    O Grêmio não tem mecânica de jogo, não tem tática e nem estratégia coletivas, vive exclusivamente das individualidades. Aí, quando as individualidades são ruins, a falta de mecânica de jogo cobra o seu preço, sendo impossível que se supere a perda de qualidade dos titulares ausentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!!! É exatamente isso!!!

      Excluir
    2. Fabiano
      É fraco, mas é muito melhor do que pelo menos uns 9 clubes. Basta olhar o Cuiabá e Fortaleza, para ficar em dois exemplos.
      Este elenco é para brigar por vaga a LA. Observe o grupo que o Ceni tem na mão no Bahia. Só "refugo". Coloco entre aspas, porque, às vezes não são. Tem azar de não cruzar com um treinador competente para extrair o máximo de cada um.

      Excluir
  3. Pablo Retamoso Valim27/06/2024, 08:49

    Perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Pablo Retamoso Valim27/06/2024, 08:52

    Perfeito! Assino com o relator!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Pablo. Acho que reflito o que pensa uma boa parcela da nossa torcida.

      Excluir
  5. Bruxo, na boa. Não temos nem um estímulo em acompanhar os jogos do Grêmio. É uma mesmice sempre. É uma decepção atrás da outra. Ontem prognestiquei a derrota de um a zero e não é que o azar jogou contra??? E o pior, vamos ter que atuar o Renato na casamata até o final da temporada, quiçá, até o final de 2025. Aí é dose prá mamute!!! Vou acompanhar esses primeiros jogos em caxias, depois acho que vou largar de mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só sai, se ele quiser. Nem com a pressão da torcida, aliás, parte da torcida, pois tem outra que é coisa "messiânica".

      Excluir
  6. O pior é estar assistindo JP e Galdino e ouvir o narrador anunciar: "O Bahia abre o placar, assistência de Everaldo e gol de Taciano"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      É o que respondi acima: Tirar o máximo do elenco. Não canso de citar o Vojvoda. Olhem o que fez ontem para cima do Abel.

      Excluir
    2. Bem isso! Na hora mandei zap pro meu filho falando sobre isso. Com treinador (e olha que é o Ceni, que nunca será grande coisa, pois, como disse Milton Leite, é chato pra caraleo), até eles fazem gol!!!

      Excluir
  7. Futebolzinho tico-tico. Rumo a SÉRIE B em 2025!!!

    ResponderExcluir
  8. O torcedor que em 2022 deu um voto de confiança a Alberto Guerra deve estar arrancando os cabelos a esta altura dos acontecimentos!!!😂😂😂 Se bem que, Odorico Roman, ao meu ver não faria muita diferença, haja visto que sua predileção pelo distribuidor de coletes era a mesma de Guerra.

    ResponderExcluir
  9. Estavam comemorando o empate contra o glorioso Atlético GO!!! A que ponto chegamos!!! Hoje, após a finalização da rodada, provavelmente estaremos carregando a lanterna nas mãos!!! Em tempo, já estamos vendo algumas faixas de protesto em alguns lugares de Poa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem, o empate era, como se diz no turfe, Pule de Dez. Um time que não faz gol e outro que não ganha em casa.
      Esse elenco, assim como está composto, nas mãos de um técnico competente, decola.

      Excluir
  10. O vazio deixado por Koff, não é minimamente preenchido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Koff e Hélio Dourado!!! Faltam dirigentes desta estirpe!!!

      Excluir
  11. Renato precisar sair e ser banido do Clube por muito tempo!!! O respeito como jogador do passado e pelas conquistas relevantes de 2016 e 2017 no comando técnico, ok. Mas pensar no futuro(no mínimo de 03 a 04 mandatos consecutivos)com um perfil de treinadores competentes e acima de tudo trabalhadores.

    ResponderExcluir
  12. Grêmio véio tá virado numa carroça sem condutor e sem cavalos, indo barranco abaixo. Presidente, vice e dirigentes péssimos. Um treinador-ídolo perdido que vive na sombra do passado. E um elenco caro e fraco. A pior parte é que tem mais uns quantos clubes assim que fazem campanha bem melhor que a nossa. Ou o Juventude de Roger e Nenê é uma SAF bilionária e eu não tô sabendo? Ninguém aguenta mais esse eterno retorno de má fase gremista que vivemos desde 2020. Estamos virando o Vasco 2.0. Que fase, Bruxo. Que fase...

    É tentar buscar umas vitórias no Brasileiro pra ir fugindo da degola. Ainda temos Libertadores e Copa do Brasil, umas vitórias nelas podem mudar o ânimo e embalar o time mas possíveis eliminações nas copas podem enterrar nosso espírito de vez. Vamos ver como vai ser o andar dessa nossa carroagem se despedaçando.

    ResponderExcluir