Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Opinião


 
 


 
 
Derrota no Pacaembu
 
                    Se no domingo passado tudo deu certo para o Tricolor, hoje o destino deu o troco. A lesão de Zé Roberto logo no início da partida, deu as caras do que seria este final de dia; seguiu a partida muito ruim de Guilherme Biteco, mostrando que sentiu a responsabilidade de substituir o nosso camisa 10, o gol irregular (e não culpo o juiz, porque era bem difícil de perceber o impedimento), a bola da trave do Riveros e por fim, a bola nas costas do Alex Telles que matou o seu goleiro no segundo gol dos paulistas. Mas foi só por isso que perdeu? Claro que não. Pará que é limitado, hoje abusou de errar passes, Bressan, que é promissor, poderá perder a posição para Rhodolfo, pois anda vacilando muito, especialmente na cobertura do lateral esquerdo. Adriano fez um bom jogo, apesar dos erros de passes na primeira metade do tempo inicial. Riveros sentiu a falta de ritmo e o último quarto da partida, ele afundou. Elano foi o melhor do Grêmio, sem ser brilhante. Kléber e Barcos desassistidos e Vargas entrou muito mal. Lucas Coelho, naquela hora? Só para pegar experiência. Dida foi muito bem e Werley, irregular.
                                            Novamente ficou escancarada a carência da transição do meio para o ataque. Há uma solução que é quase "pule de 10"; trata-se de Rodriguinho do América Mineiro. Cabe a Direção fazer uma blitz, daquelas irrecusáveis; isto é, oferecer jogadores que possam ser úteis ao time de Belo Horizonte, botar dinheiro na parada, que este jogador vai mudar a cara do Tricolor.
                                          Olhando o Corinthians, vejo que o campeonato está muito igual. Se ele é o legítimo campeão mundial, atualmente está jogando muito pouco, Cássio vacilou demais, a defesa não foi fustigada, ainda assim, mostrou-se muito nervosa, Pato, Romarinho e Renato Augusto estão muito aquém de suas potencialidades. Restou o bom e velho Émerson Sheik.
                                        Que venha o Grenal.
                                          

9 comentários:

  1. Não assisti ao jogo, pelo jeito foi mais do mesmo, mas sinceramente, alguém tinha alguma esperança de que repetindo o mesmo time, formação e estratégia mudaria algo? Eu disse na contratação do Renato que era motivador, não é que isso seja ruim, muito pelo contrário - o time precisava de motivação - mas para um time ganhar com um motivador ele precisa ter as peças certas, não pode, em hipótese alguma, ter o Elano na ponta do losângo, não por ele ser ruim, mas por não ser da função! Agora o que vamos ver entre a torcida é uma caça as bruxas, cada um vai escolher o seu vilão e dizer que ali reside o problema do time, que a culpa é do Dida, do Pará, do Souza, do Adriano, da mãe do Badanha, mas poucos vão conseguir entender que não adianta nada mudar os nomes e manter um esquema que tem sido ineficiência pela ausência de jogadores com o perfil necessário. Mas ainda tá tudo bem, no dia em que começarem a pedir o Roth daí eu vou me preocupar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O time mesmo com o Renato pode se acertar, continuo achando que o problema é a tal peça faltante (lembra do post?). O importante até se chegar nesse acerto é não se "desgarrar" dos primeiros lugares. Ficar 4, 5 pontos do líder até o segundo turno. Tenho certeza que antes da penúltima, última rodada, ninguém botará a mão na taça. Perder para o Corinthians em S.Paulo, convenhamos, não é nenhuma desgraça.
      Mudando de assunto; e o Pelaipe, hein? Encaminhou o Fortaleza da B para C, agora está "ajeitando os pés" do Flamengo. Incrível é que ainda recebe para fazer isto.

      Excluir
    2. Mas é isso que te digo Bruxo, to "desconfiado" que a peça faltante pro esquema que o Renato quer não vem. Côncio disso ele tem que fazer o que? Alterar o esquema! Ou ele tenta o Maxi/Deretti para ser essa peça indispensável ou ele muda o esquema, a ÚNICA coisa que ele não pode fazer é insistir no que tá errado. Acho que o que vai definir se o Renato atingiu o estádio de treinador de verdade e acabar com a pecha de puro motivador é essa leitura de jogo.
      Pelaipe é daquelas coisas no futebol que ninguém explica, 1.200 milhões pelo Kadú + 1k pelo Mano. Pior que isso só pedir a contratação do Paulo Porto mesmo...

      Excluir
  2. PJ!
    Eu vejo o Grêmio agindo; liberou o Cris, o Marco Antônio foi para o final da fila, Fábio Aurélio está fora. Ainda acho que o quarto zagueiro será o Gabriel ou Rhodolfo e o Renato vai fatalmente chegar a essa conclusão (se já não chegou) de um articulador mais ofensivo, daqueles vocacionados para o gol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí que tá Bruxo, eu tmb vejo a direção agindo, o problema é que não sei se este meia existe por aí, tem o Rodriguinho (este o nome?) mas vem da série B, é uma incognita e dizem que tão pedindo os tubos. Bom, vamos ver a escalação do próximo jogo...

      Excluir
  3. Muito fraca a atuação ontem. Apesar de perder pro Corinthians lá ser "normal", a forma como perdemos não foi.

    E aqui ponho a responsabilidade em todo o time e no treinador. É um daqueles dias que nada dá certo. O que me preocupa é que é o 3º jogo fora do Renato e nos outros 3 foi assim (tá certo que num deles jogamos descontados numericamente). Alguns já falam em "autuorização" do time, o que não seria, claro, só culpa do Renato.

    É preciso resolver o problema do meio ofensivo, pois é aí que tá o X da questão. E acho que só existe uma forma, com atual elenco, de fazer isto: mudar a formação. Ou o Maxi entrar e arrebentar...

    Enfim, vamos adiante, Renato vai ter que corrigir algumas coisas em pouco tempo (1 ou 2 treinos). Será mais na conversa que na prática. Esperamos que consiga. O resultado de domingo mostrará até onde poderemos ir... Se perdermos, sendo otimista, lutaremos pelo G4 e olhe lá...

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Guilherme!
    Como escrevi acima, não dá para se afastar do líder.
    É muito cedo ainda, para "etiquetar" o estilo do Renato.
    O "x" que mencionaste, acho que eles estão vendo.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Flavio01/08/2013, 23:48

    Péssimo resultado.
    Jogo ruim, time limitado, desajeitado, sem brio, coisa feia de se ver.
    Não gosto, muito, de apontar jogadores como responsáveis, afinal o esporte é coletivo, logo resultado adverso é responsabilidade de todos.
    Porém, tem alguns jogadores que não condizem com o estilo de ser do Grêmio, especialmente um jogador, o Elano.
    Dá nojo ver esse cara em campo, barbaridade.
    Além, de não ter vontade de jogar, falta de preparo físico não pode ser (afinal tiveram o recesso da copa das confederações para isso). Vejo nesse jogador má vontade, mau caráter (típico laranja podre no vestiário), vide http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/esporte/2013/06/01/ex-companheiro-na-inglaterra-detona-robinho-e-elano-eram-uma-desgraca.htm
    Sem contar que o cara é armador da equipe, seria o responsável por municiar o ataque.
    Só que o cara não dá um passe para os atacantes, nunca deixa ninguém pifado, vive de alguns lampejos ou algum chute milagroso a cada seis meses.
    Olha, desse aí, larguei de mão.
    --
    No esquema tático que foi adotado podem colocar 5 atacantes, se a bola não chegar com possibilidade de finalização, ninguém fará gol algum.
    Ou arruma-se uma solução, no elenco, para esse esquema tático ou o nosso treinador muda de esquema e adaptá-o ao elenco.
    --
    A nossa defesa não é a maior maravilha do mundo, mas também não é a maior tragédia.
    No entanto, no lado do Alex Telles necessita de uma maior proteção. Todavia, ajuda com muita qualidade o ataque.
    Ao contrário do lado do Pará, que apesar de ser muito limitado, faz o feijão com arroz. Porém, não ataca nada.
    Ou seja, nosso time é torto, sem um meio de campo competente na armação, com um ataque as moscas.
    A coisa é ruim, sim, fazer tempestade em copo d'água, também não.
    Mas, as melhorias devem começar logo, principalmente dando uma cara para a próxima temporada.
    Saudações, amigos.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Flavio!
    Também achei um horror, infelizmente o futebol está assim. Para Coritiba e Bahia estarem ponteando a tabela é porque há algo errado.

    ResponderExcluir