Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Opinião




Mais do que fotografia, a mudança é de estilo de jogo

O que parecia ser a manutenção da base, rapidamente, vai se transformando em mudança de fotografia do time Tricolor. Na verdade, é a busca de um time mais veloz, à partir da contratação de um zagueiro que tem essa característica, Pedro Geromel, mais ascensão de Máxi Rodriguez, além da última contratação, Ruíz. Fica fora disso, Edinho. Aliás, a sua vinda associada com a tentativa de Bruno Henrique, outro volante, esses dois fatos dão pistas que o Grêmio abrirá mão de pelo menos 2 destes 3: Souza, Ramiro e Adriano.
Renato já demonstrou que se adapta ao que lhe é oferecido nos clubes, mas Enderson parece privilegiar a chegada veloz na frente, naturalmente com times ofensivos e um atacante de mobilidade. Foi assim no Flu, Fred e Goiás, Walter.
Penso que Kléber, se ficar, e Barcos disputarão a vaga na frente com 3 meias flutuando em torno deste último atacante. Se os laterais forem alas, justifica-se a ideia da contratação de um volante mais marcador (aqui não entro no mérito do atleta escolhido); caso contrário, isto é, dois centro-médios; isto exigirá muita sincronia (e sintonia) na transição da defesa para o ataque.
O que o Grêmio insinua nestes últimos passos, é estar antenado com o futebol atual. Força na marcação e velocidade ofensiva. Como não tivemos problemas de preparação física ano passado,  tão necessária para o sucesso, não será com Mahseridjian que teremos.
O esboço de time está feito. Mais um ou outro, dependendo da saída de Kléber e/ou Barcos do clube.

6 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: Com o Ruiz o estilo de jogo pode variar para um 4-2-3-1 com dois canhotos habilidosos na linha de três meias (lembrando, guardada as proporções, o Grêmio campeão no Japão com Mário Sérgio e PC Caju). O Ruiz, aparentemente, recompõe melhor que o Maxi. Se uma troca de Souza + Adriano (que o Murici gosta) por Rhodolpho + Osvaldo ocorrer acho que o time fica quase completo (falta ainda o lateral direito titular). O time e os suplentes (entre parentesis): Marcelo - Lateral direito (Pará) - Rhodolfo - Bressan (Canavesio) - Wendell (Leo Gago) - Ramiro (Edinho) - Riveiros (Biteco) - Ruiz (Biteco) - Maxi (Deretti) - Osvaldo (Mamute) - Barcos (Kleber , Lucas Coelho). Na minha opinião falta passar para frente o Warley, o Adriano e o Zé Roberto. Acho que as nossas chances de título estão aumentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo!
      Só se o Léo Gago evoluiu muito, porque acho que nem prá reserva serve.

      Excluir
    2. Leonardo

      Bruxo: Parece que a negociação do Alex Telles está confirmada depois da ultima reviravolta. O problema é quem vai ser o reserva do Wendell no atual elenco? Eu não gostei muito do Breno (do time sub-20). Resta, na minha analise, o aproveitamento do Leo Gago que pode atuar pelo setor. Tem mais alguem?

      Excluir
    3. Acho que o Ramiro não serve pra 1º volante. E outra, acredito que ele possa ser testado na lateral direita. Tem boas características para a posição.

      Excluir
    4. Guilherme!
      Se for com outro centro-médio técnico, acredito que o Ramiro possa fazer a primeira do meio de campo.
      Já jogou de lateral no Juventude.

      Excluir
  2. Leonardo!
    Impossível não ter um lateral esquerdo mediano na Série B.
    Os caras já devem estar vasculhando o mercado.

    ResponderExcluir