Show de Horrores
O Grêmio passou para as quartas-de-final mesmo não merecendo. O Tricolor passou nos tiros livres da marca do pênalti e até ali os erros se apresentaram.
Os goleiros fizeram a parte deles, defesas fundamentais e contaram também com 3 cobranças que, ou foi uma no poste ou foram para a arquibancada, duas a favor do Tricolor; aí, a diferença.
Uma menção especial para Marcelo Grohe que falhou no gol do Furacão e se recuperou nas cobranças.
O time foi muito mal; Henrique Almeida não pode jogar no Grêmio, basta olhar o seu histórico; com exceção dos 12 gols marcados pelo Coritiba, antes disso, os seus números são constrangedores: 21 gols em 6 anos.
Kannemann é um zagueiro tosco e Marcelo Oliveira, que foi bem hoje, vem de uma sequência horrível. Sobram Edílson e Pedro Geromel. Grohe, tirando a emoção das penalidades e seu mérito pela classificação, segue inconfiável.
Walace caiu demais, mas tem potencial, isto é, tem jeito; já Maicon, o futebol dele é esse, improdutivo e tico-tico.
Pedro Rocha muito mal, precisa se reciclar, precisa de um tempo fora.
Sobra Luan, mas aí é pouco, também não dá para aliviar não, porque vem perdendo gols fáceis.
Os que entraram: Guilherme e Batista, apesar do primeiro se movimentar muito, não saiu nada útil de seus pés, o segundo sentiu a decisão, errou passes incríveis.
Reforço o que vinha escrevendo, isto é, Renato vai manter as peças que vem falhando até se convencer e concluir o óbvio, só que ele não tem tempo, também, sigo estranhando a preterição de alguns juniores (Tontini) e a preferência por outros como Tilica e até Guilherme, que era reserva no São José. É muito estranho.
Encerro, escolhendo Douglas como o melhor em campo (Grohe foi o herói), mesmo (eu) fazendo críticas repetidas ao camisa 10, nesta partida, ele foi muito bem. Faltou parceria.
O final de ano vai ser eletrizante.
Constrangedor. Pior conjunto da obra desde 2004.
ResponderExcluirHoje o Grêmio, em termos de time, não tem nada. Tática, técnica, inteligência, confiança... Nem resquício daquilo que ensaiou ser em campo ano passado. O pouco que havia foi implodido/desconstruído neste ano, desde os seus primeiros meses. Nós abordamos as dificuldades neste espaço após as partidas - por exemplo - contra Danúbio (amistoso), San Lorenzo e Rosário Central.
Atuação sofrível novamente. Muitos erros de passe e finalizações com selo menina-mimada de qualidade. Falta tudo. Simplesmente a equipe não encontra forças para reagir a situações adversas (a última virada foi há mais de um ano, o que é inadmissível).
Comemorar a passagem de fase é tolerável somente nos cinco minutos após a última cobrança de penalidade. E apenas pela emoção do momento. Passado esse ínterim, a obrigação é admitir a falência total da equipe e entender que para ficar ruim é preciso melhorar muito.
O foco deve ser fazer os 46 pontos no Brasileirão e, na Copa do Brasil, tentar beliscar empates com gols fora de casa para passar no melhor estilo bumba-meu-boi em casa. Fechar a casinha e jogar com o regulamento como se fosse desodorante. Eu particularmente não acredito.
Rafael!
ResponderExcluirOlhando que está passando para a fase seguinte da Copa do Brasil, só pelos mistérios do futebol para a gente passar para as semifinais, independente do sorteio. Pode ser o Juventude ou Fortaleza, sem falar nos outros possíveis, que o Grêmio terá muita dificuldade para prosseguir.
Hoje, o desconto pode ser dado pelos nervos em função do jejum de vitórias, mas é muito erro, seja coletivo, seja individual.
Muito triste.
Vencer a Chapecoense para encurtar o caminho para os 46 pontos, caso contrário, vira filme de horror, de novo.
Corrigindo: olhando quem está passando ...
ResponderExcluirBruxo, como bem falaste o futebol possui seus mistérios, e eles são potencializados ao máximo em torneios como a Copa do Brasil. Estatisticamente todos os que estão ali podem vencer, porém é irresistivelmente improvável que isso ocorra a nosso favor. Mesmo os times pequenos que a venceram apresentaram qualidades pontuais (defesa sólida, ataque infalível, contra-ataque letal, etc.) que seguraram a campanha vitoriosa.
ResponderExcluirFrancamente, eu vejo o Grêmio em campo e não consigo enxergar virtudes. Pelo contrário, chega às vias de vergonha alheia por aqueles que estão nas quatro linhas. Não consigo encontrar o fio de esperança no qual muitos se seguram para imaginar algo melhor. Piora a cada partida. O torcedor - chamado de passional como se fosse restrição total de visão - é o melhor termômetro para isso, porque a externalização de seu sentimento é franca, sem objetivos de agradar a terceiros, quase que pueril.
A classificação de hoje pode ser danosa se Renato achar que foi uma boa jornada. Ela não pode mascarar a pobreza da equipe em todos os aspectos. Já ouvi relatos de que foi com pitadas de imortalidade, que é assim que o gremista gosta, blá blá blá. Exaltam o heroísmo no momento em que bastava burocracia para chancelar a vaga. Aí cai na fase seguinte. Sempre assim.
Ah, e com essa bolinha não vence a Chapecoense fim de semana. Precisa encontrar um caminho diferente até lá. Sem essa de deixar como está para ver como é que fica.
Exatamente como eu penso, Rafael. Essa "imortalidade" (com i minúsculo) mascara demais, Renato não pode se enganar; está proibido. Em 2010 havia Jonas em grande fase e um goleador que fazia bem o papel de coadjuvante dele: André Lima. Havia, também, Douglas, seis anos mais moço e motivado, Rochemback e Lúcio em boa fase, Gabriel, idem e Victor.
ExcluirHoje, o desarranjo e falta de qualidade é visível. Como escrevi,será "eletrizante" este final de 2016. Preferia que não fosse.
https://www.youtube.com/watch?v=gOfFGdZlYYI - 2:42:50 - Eu estou de óculos. Também na cabine da Rádio WEB Grêmio Pachola, o ex-árbitro Fabrício Corrêa. Classificação importante...
ResponderExcluirBeleza, Daison.
ResponderExcluirClassificação importante, porém, cheia de "avisos", cheia de "alertas", pois o Grêmio atual desmanchou, só não faltou raça e aplicação, mas isso funciona eventualmente.
Dependendo dos resultados de hoje e uma pitada de ironia do destino, poderemos ter:
Atlético x Cruzeiro; Grêmio x Inter; Corinthians x Palmeiras e Santos x São Paulo.
Se o H. Almeida faz o gol, Maicon seria elogiado.
ResponderExcluirNão vi o jogo, por isso pergunto: Douglas fez alguma jogada que deixou o companheiro em condições de finalizar?
Bruxo, depois de ontem, concordo contigo em gênero, número e grau, quando afirmas que as principais posições do time são o goleiro e o centroavante. Primeiro um gol perdido pelo 9, depois uma falha bizonha do goleiro, e lá se foi a vantagem.
Glaucio
ResponderExcluirO Henrique Almeida perdeu um gol incrível, que mudaria a história do jogo. Aquela falha do Grohe é acidental, raramente falha daquele jeito, o que eu vejo nele são limitações, é diferente; aquele erro é da "profissão", Yashin, Gilmar e Taffarel já tiveram o mesmo tipo de lance.
Douglas acertou passes e era nítida a busca dele por um parceiro melhor colocado na frente; às vezes, ele retinha a bola por absoluta falta de opções.
Realmente, goleiro e um artilheiro, em tese, são funções mais importantes do que a presidência do clube.
Comemoração que não dura cinco minutos após a classificação. É triste, não temos nada, absolutamente nada. Melhor, temos vontade, o que não temos é qualidade mesmo.
ResponderExcluirPJ
ResponderExcluirPelo menos, desta vez a massa compreendeu que não é só a imortalidade que salvou o Grêmio, nem que isso pode nos levar adiante.
Foram poucos os gremistas que entraram nessa.
Me desculpe mas Douglas foi bem, que jogo tu assistiu. Errou tudo, no pênalti demonstrou- não esta nem ai para o time, além de ser muito ruim
ResponderExcluirHeraldo
ResponderExcluirOs pênaltis foram um caso a parte, Heraldo; de 16 houve 9 não convertidos, as cobranças de Walace, Douglas e Luan foram para receber multa; agora, os erros de passes do Douglas, eu credito mais a falta de parceria, ele até que procurou os atacantes, mas ...
E o tal de ponto futuro, se observares verá que só "passa"(kkk)pra onde o nariz apontando. É o maior enganador de futebol do brasil e em toda sua carreira.um 10 que é um parto acertar um passe de 10 metros....
ExcluirHeraldo
ExcluirTambém acho que não deveria estar no elenco, mas minha análise foi sobre o jogo, especificamente; nele, ele foi um dos menos ruins.
ENFRENTAMENTOS COPA DO BRASIL:
ResponderExcluirJUVENTUDE x ATLÉTIC-MG
INTERNACIONAL x SANTOS
PALMEIRAS x GRÊMIO
CORINTHIANS x CRUZEIRO
Grêmio começa em casa, Inter começa fora e o Galo pegou o gaúcho mais difícil.
ResponderExcluirEm tese, tudo o que podia piorar, piorou para o Grêmio.
ResponderExcluirSendo otimista: Muito provável abrir mais uma vaga para a LA no Brasileiro.