Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Opinião




O Erro de Avaliação da Lateral Esquerda 

Ouço e leio que a lateral esquerda, seu novo titular, melhorou. Que Diogo Barbosa acrescenta qualidade ao time, em especial, na parte ofensiva.

Não compartilho desta ideia, ele pode ter atuações mais vistosas, luzidias que o antigo ocupante da posição, Bruno Cortez. Nunca pensei que teria saudades do futebol deste último.

Diogo Barbosa não deveria ter sido contratado, não pelo valor que foi noticiado. Suas passagens pelo Goiás, Botafogo, Cruzeiro e Palmeiras foram marcadas pela insuficiência defensiva, tanto no mano a mano, quanto no sentido coletivo na arte de evitar gols.

Nas duas derrotas consecutivas do Grêmio, a sua deficiência de marcação, de noção de espaço, de densidade defensiva, ficaram escancaradas.

Abel Hernandez no clássico, Éverton Ribeiro e Isla, ontem, chegaram livres, leves e soltos na cara do goleiro. Um horror!

Bruno Cortez com todo o seu histórico de contestação, já evitou muitos arremates e desarmou lances capitais, apenas com o senso coletivo de marcação, em especial, quando fecha para a zaga, nas vezes em que o setor defensivo tem que se movimentar para o lado direito. A sanfona, com ele, funcionava.

Se Cortez não é a solução (e não é), pelo menos, neste quesito (defesa), dá de goleada em Diogo Barbosa.

Infelizmente, o time vai sofrer alguns reveses até se convencer que incluiu mais um problema na sua biografia ao efetivar Diogo Barbosa.

8 comentários:

  1. Bruxo, a troca do Renato, como tu diz, é "pule de dez". Mas, convenhamos, o problema vai bem além dele.
    Tem muito "craque da torcida" que não joga nada faz tempo.

    ResponderExcluir
  2. PJ
    Mas é aquela história:quando muitos estão jogando pouco ...

    ResponderExcluir
  3. Diogo Barbosa é o ruim que pensa que é bom, mas vai esperar o que de um cara que tem as pernas da grossura de um graveto e joga com o calção levantado.
    Além dele Vanderlei, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves, Everton, Pinares e Churin ficaram bem abaixo do que se esperava.

    ResponderExcluir
  4. Carlos
    Excluiria apenas Vanderlei, embora esteja abaixo do que esperava, desde Victor que não tínhamos um goleiro que fizesse tantas defesas difíceis. Algumas que não são tão valorizadas, caso daquela no primeiro tempo do Grenal em que a bola ainda resvala na trave. Em outros tempos, a bola entraria e ninguém culparia o arqueiro.

    ResponderExcluir
  5. Não é ruim mas é limitado, tal qual o Cortez mas numa versão oposta. Se apresenta muito bem no apoio mas é uma avenida defensivamente. Até não foi tão errado porque precisávamos de um lateral mas o grande problema foi o preço, o Grêmio fez uma grande cagada torrando toda aquela grana nele porque obviamente ele não valia isso e não sei quanto é salário dele mas não deve ser baixo também.
    E o Guilherme Guedes nunca mais jogou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Tô concluindo que a Direção deve investir a grana das vendas no mercado financeiro. Não sabe gastar.

      Excluir
  6. Joao Hollerbach30/01/2021, 09:42

    Eu estava quieto sobre esse assunto pois achava que só eu pensava assim. Claro que o Cortez não é a solução, mas marca melhor e é mais esforçado. Boa análise do Bruxo! Mas sobre o campeonato penso que, depois de tantos prejuízos da arbitragem(juiz de campo e VAR), ficou maculado. Claro que o Grêmio errou ao empatar e perder jogos para times teoricamente pequenos, mas bastam dois jogos para chegar a conclusão que a arbitragem é um fiasco: contra o SP e o Grenal.

    ResponderExcluir
  7. João
    Tranqüilamente um dos piores anos da arbitragem.
    Com o avanço do var, esses erros são inexplicáveis, aliás,só os analistas subservientes conseguem achar razões.
    Dá uma postagem sobre isso.

    ResponderExcluir