Mediocrizando em Curitiba
Viajando no horário do jogo, pude acompanhar pelo rádio (revezamento entre a Guaíba e Gaúcha por força do sinal) e os analistas destas emissoras viram a mesma partida e uma única conclusão: o Tricolor foi medíocre.
Assisti o compacto. Ele apresentou uma defesa em péssima jornada (Ruan e Rodrigues), o meio de três volantes envolvidos, porque os gols acontecem em tramas que começam no meio e o ataque gremista passou em branco.
Sem ter maiores subsídios para comentar o confronto, fico com algumas reflexões que já expus aqui e outras que estavam alinhavadas e não foram postadas:
a) Escrevi a postagem denominada Freando o Entusiasmo, porque desconfiei que o Flamengo entrou mole contra o Tricolor. Imagino que fez o mesmo diante do América Mineiro neste final de semana
b) Luiz Felipe tem um modelo de time que ele não abre mão, mesmo que os melhores do setor fiquem de fora, por características diferentes deste modelo. Ele resiste à inovações no futebol, mesmo que o clube seja penalizado
c) As vitórias contra Cuiabá, Bahia e Ceará foram vitais para o clube não se abalar psicologicamente, ainda que sejam clubes de compor o segundo bloco da tabela. Não dá para esquecer desse detalhe
d) Escrevi também, que o treinador (e uma parcela da torcida) não tem paciência com os jovens, eles tem que rebentar em todos os jogos, caso contrário, não servem. Já os cascudos ...
e) Darlan desarquivado na base do - Vai lá e resolve
f) Uma reflexão minha não escrita anteriormente:
- Thiago Neves no Sport - Ótimo
- Robinho no Coritiba - Correto
- Tiago Nunes no Ceará - Normal
- Thiago Santos no América Mineiro - Sensato
- Alisson no Bahia - Coerente
- Lucas Silva - Contratação para encher o aeroporto para ... Goiás, Cruzeiro ou Vasco da Gama
Passa por isso também, as imensas dificuldades do Grêmio não sair do atoleiro.
Vai sair do rebaixamento; porém, sendo repetitivo: passará com média 5, quando deveria ser 7 ou 7,5.
Nunca dá para esquecer que é o Grêmio de Luiz Felipe e suas convicções (imutáveis) que incluem Thiago Santos, Alisson, Lucas Silva no coração do time.
Isso tem um preço. Para o clube e para a torcida.
Passar de ano, é o que conta. Ninguém quer saber se é com 5 ou 8. No próximo ano o boletim zera e começa tudo de novo.
ResponderExcluirAgora...eu vi boa parte do segundo tempo. Depois vi os gols que não vi. Chapecó poderia ter feito mais. Poderia, afinal, é um bom goleiro. Pena que não saiu do gol hoje. Vai ver ficou traumatizado depois do choque do jogo passado.
Rodrigo
ResponderExcluirPara mim, evitar esse sofrimento importa. O Grêmio está mal escalado, mal dirigido, quer um exemplo? 14 milhões de folha mensal e ter Thiago Santos, Lucas Silva e Alisson como titulares (treinador e parte da torcida acham certo).A maior contratação da história no clube precisa de acompanhamento psicológico e aprimorar fundamentos.
Em outro momento, com o time bem na tabela, eu até aceito. Mas nesse atoleiro, trazer um atleta "em formação" (segundo o treinador) é incompetência.
E pensar que Roger Guedes e Pedro Rocha não serviam. Gastaram uma grana num volante mediano, que ate agora não fez diferença nenhuma, e o reforço de meio só entra quando aprender português. Complicado.
ResponderExcluirAinda acho que sai do Z4 entre a próxima rodada ou a seguinte. Mas tá jogando muito pouco, em que pese as deficiências do elenco.
Nunca me entusiasmei com o Douglas Costa. Atacante que não faz gol nunca pode ser protagonista. Muito marketing e pouca bola. Mas jamais imaginei que fosse apresentar um futebol tao pífio. Se bobear, tá jogando menos que o Anderson quando foi repatriado pelo Internacional.
Vinnie
ResponderExcluirCitei o Roger Guedes quando era do Criciúma, mas era da série B.
Douglas Costa, concordo. Coadjuvante de luxo. Dinheiro pelo ralo.
Villasanti é para ser o terceiro do meio,não pela posição, mas pela hierarquia. Em terra de cego, ele é o destaque setor.
Nem ao céu, nem ao inferno. O Grêmio sempre perde lá naquele campo de plástico.
ResponderExcluirExatamente! Perfeito, Gláucio!
ExcluirDe goleada?
ResponderExcluirAgora me informei sobre o jogo....levando 2x0 ele abre o time....fez certo ao botar o Douglas Costa, mas não precisava ter desmontado o meio, de novo....Léo Pereira não é solução.
ResponderExcluirFoi o primeiro tempo de jogo de Douglas após um longo tempo parado, é bom lembrar que ele vinha numa crescente técnica antes da lesão. Vai melhorar.
Glaucio, sem querer pegar no teu pé, mas “crescente” técnica sem nenhum gol e nenhuma
Excluirassistência em 15 jogos?
Muito pouco pra esse marketing todo. Se não contribuir efetivamente nos dois próximos jogos em casa, tem que largar de mão.
Teve passe pra finalização que não deu gol.
ExcluirMas isso também não significa que estivesse fazendo o que se espera, mas ele vinha melhorando em relação a si.
Aqui um exemplo, Vinnie, a partir dos 1:15.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=dlJx1RClats
Alguém consegue ver em Alisson capacidade de uma arrancada destas?
No jogo seguinte, aqui, aos 1:28 inicia a jogada.
https://www.youtube.com/watch?v=Zpbt9EqXO0c
depois deste teve a vitória contra o Bahia e a lesão contra o Flamengo.
Não assisti ao jogo, só acompanhei a atualização do placar pelo Twitter, mas dá para tirar algumas constatações fáceis do Grêmio:
ResponderExcluir1º Ruan e Rodrigues não podem ser zagueiros aqui do Futebol Clube Cascavel, clube da minha cidade que foi eliminado na semana passada na Série D. Não são zagueiros para o Grêmio. O primeiro despacharam, o segundo fizeram a merda de renovar...
2º O Grêmio gastou a maior grana da história do clube na contratação de Campaz. A opção é o peladeiro do Léo Pereira, um que não sabe pra que lado chuta uma vaca.
3º Entrar para empatar contra o mistão do Atlético Paranaense e tomar uma roda é extremamente vergonhoso, aliás, os paranaenses vinham descendo ladeira abaixo, inclusive perderam a vaga na final do campeonato estadual para o FCC, que citei acima, sendo que o Cascavel tinha 13 jogadores fora da partida e foi para o jogo com TRÊS RESERVAS. Pois o Grêmio conseguiu ser goleado pelo Atlético!
4º Se há uma derrota que possa livrar o time do rebaixamento, espero que seja esta. A besta ao cubo do Marcos Herrmann, derrotado nato, já andou falando em vaga na Libertadores após a vitória contra o Flamengo. E a parte idiotizada da torcida comprou a ideia, já falavam em G6 e sabe Deus o que mais, pelo visto não conseguiram entender a situação caótica que vive o clube.
Glaucio
ResponderExcluirAcho que Léo Chu,Léo Pereira ou Gui Azevedo não eram solução, mas o Azevedo era do clube. O Pereira, o Grêmio está pensando em comprar.Ai, fica difícil.
E o Chu era o melhor dos três, pois é, vendido....
Excluira atuação em Curitiba foi deprimente, mas o saldo desses dois jogos fora (flamengo e Athetico) é positivo, tenho certeza que qq um de nós fecharia em 2 pontos nessas duas partidas, vieram 3.
ResponderExcluirAgora é foco total nas próximas partidas que serão contra adversários diretos.
Um dos melhores comentários, que li hoje! Parabéns, Carlos!
ExcluirCarlos, eu concordo que no computo geral, ficou até de bom tamanho. Mas eu fico pensando como é que os caras entram em campo, após uma vitória contra o Flamengo, podendo sair da zona de rebaixamento pela primeira vez na competição, ter tranquilidade para dar tranquilidade para o restante do campeonato, parecendo que estão tomando chá com a Rainha da Inglaterra e levam uma roda do misto do Paranaense.
ExcluirInexplicável, Rafael. Presidente precisa cobrar mais.
ExcluirCarlos, não depois de ter vencido o Flamengo com boa atuação e uma semana cheia pra treinar. Fraternalmente discordo. Lembrando que o CAP jogou com time quase reserva. Inadmissível o que aconteceu ontem.
ExcluirClaro Vinnie, eu tbm esperava muito mais, mas é o que temos pra esse ano.
ExcluirBruxo, Romildo largou o clube para se dedicar ao seu projeto pessoal para o governo do estado no ano que vem. Enquanto isso, o Grêmio vai firme rumo a segunda divisão. Eu não consegui confirmar a veracidade, acredito que até não seja verdadeira pois os participantes estavam usando roupas de frio, mas há umas fotos rolando nas redes sociais que dão conta de que Bolzan estava em um evento do PDT no mesmo horário do jogo domingo.
ExcluirRafael
ExcluirA questão das más contratações vem de muito tempo.
Carlos
ResponderExcluirCorreta conclusão, porém, o que irrita é a insistência com nulidades.
Sinceramente Bruxo não vejo ninguém no banco que tenha jogado mais que esses que estão jogando. Veja o Douglas Costa por exemplo até aqui tem feito menos que o Alison.
ExcluirCarlos
ResponderExcluirNão aparecem, porque não dão chance de sequência. Essas nabas, passado esse período, a gente vai botar a mão na cabeça e vai dizer: como é que o Grêmio escalava esses caras.