Pela Atuação sofrível, empate foi ótimo
Antes da partida, eu achava empate um excelente resultado, pois traria a igualdade para um hipotético ambiente desigual, isto é, de franca vantagem anímica para o Tricolor no confronto final de volta, Sábado, dia 8. Depois dela, um sentimento de frustração e inquietude.
Explicando: ainda acho o Grêmio favorito para a conquista do título, porém, o que nesta tarde, o duelo demonstrou é que o Tricolor está muito carente de qualidade. Com a grana gasta é inexplicável o desempenho de determinados atletas. Vamos a eles: não consigo entender (pelo lado qualitativo) a preferência de Bruno Uvini em detrimento de Natã, Reinaldo a cada partida confirma o declínio físico e técnico de sua carreira. Alternativas como Gustavinho, Éverton Galdino e a ausência de um centro avante no banco, mesmo quando Diego Souza está em "condições" são insuficientes. Resumindo: o Grêmio não tem elenco.
Apesar de participar no erro defensivo do gol caxiense, João Pedro fez uma boa partida, o resto do setor sofreu com o ataque adversário. Até Adriel facilitou o trabalho de Marlon no gol caxiense. "Caiu" mal no lance.
No meio, Lucas Silva, embora discreto, reforçou a incompreensão pela insistência com Thiago Santos, o camisa 16, não podia ficar atrás nessa escolha do treinador.
Bitello, que imagino ser eleito o craque do campeonato, apresenta em alguns instantes uns "ataques de bobeira", falhas cognitivas, tal a estranheza de certas decisões suas.
Villasanti, discretíssimo, contribuição pífia, pelo menos, não comprometeu. Cristaldo está devendo, se a intenção de sua vinda era para ser o centro pensador do time. Pode e deve evoluir, mas hoje não funcionou.
Vina é muito esforçado, ocupa bem os espaços do meio para frente, porém, o acabamento de suas jogadas compromete o desempenho na maioria do tempo. Perde gols incríveis em horas fatais.
Suárez não é mais "guri", dá para observar que dosa seus movimentos de forma inteligente, no entanto, ele sofre com a falta de parceria; a bola não vem à feição no volume que se exige de um time que tem esse jogador numa posição rara.
Mesmo com o resultado "estratégico" alcançado nesta tarde, o time não empolga.
De bom, a entrada ativa do menino Zinho.
Bruxo, belo comentário para criticarmos em cada parágrafo. Você está assistindo demais os "jornalistas" ai do sul. Este blog sempre foi diferente da mídia tradicional. Não os imite.
ResponderExcluirEste é um comentário irônico e crítico.
Vi este blog nascer. Ao longo dos anos percebi que ele é mais seguido do que comentado, justamente porque a qualidade das postagens e comentários vão além. Inclusive desconfio que alguns da mídia se baseiam no que aqui aparece.
Para não passar em branco, concordo totalmente com uma de suas conclusões: falta plantel.
Seria um elogio ao Renato: "tirar leite de pedra", mas se ele está por trás de algumas contratações, tem parcela de culpa.
ExcluirObrigado pelas palavras elogiosas.
Normalmente criticamos o que "teoricamente" é superior e esquecemos os méritos do adversário. Você não levou em consideração o ajustado time caxiense. Achei um excelente teste justamente por essa qualidade grená. Atacou quando era possível e se defendeu com qualidade. Fechou as portas. Poucos times furariam o bloqueio imposto, mesmo com um a menos. Não é a toa que chegou nesta disputa final. Se não me engano, o Caxias só perdeu uma partida durante o campeonato.
ResponderExcluirVerdade! olhar apenas de gremista, mesmo.
ExcluirA situação defensiva após a expulsão é aula prática que Thiago Carvalho proporcionou aos táticos. Bela lembrança.
Respeito todas as opiniões. Mas como contexto, o Caxias, além de severamente desfalcado, disputa a Série D. Ainda jogou 40 minutos com um jogador a menos. Era obrigação do Grêmio ter vencido este jogo, sob todos os aspectos.
ExcluirTime ajustado não é sinônimo de adversário forte. O Caxias não tem qualidade de passe, retenção de bola. Salvo chutões e pressão estilo abafa, não possui lucidez técnica pra se impor contra uma equipe de maior qualidade. O Grêmio enfrentará adversários muito mais difíceis ao longo do ano. E pra quem almeja chegar a um G4 do Brasileiro, a performance de hoje deixou muito a desejar.
O Grêmio furou o bloqueio imposto diversas vezes. Não teve foi qualidade no acabamento.Também achei o time acomodado com o resultado. Poderia ter apertado mais. Não sei por que Renato desperdiçou 35 minutos para mexer no time. O Vilasssanti passou o segundo tempo sem função em campo.
O Caxias, que deveria estar trucidado, entra vivo no segundo jogo. Mano Menezes também jogou pelo empate em Caxias. Vimos no que deu.
Grêmio continua favorito. Mas o resultado de hoje passa longe do aceitável.
Bruxo, assino embaixo teu comentário. Só destacando que o Cristaldo está descontado fisicamente pós lesão. Realmente não fez boa partida. E o Villassanti ficou sem função depois da expulsão. Só o Renato não viu. Lucas Silva, de início vacilante, surpreendentemente foi muito bem. O que prova que Thaciano talvez não faça falta.
ExcluirEmpate fora não é bom resultado. Mano também pensou assim, e se deu mal. Pelas circunstâncias, péssimo resultado para o Grêmio.
Vinnie
ExcluirTambém achei em determinados momentos, o Grêmio passando a impressão de gostar do empate. Se verdadeiro, um equívoco monumental.
Vinnie, Renato demorou a mexer simplesmente porque NÃO tem banco.....Gustavinho? Galdino? Zinho (que me desculpem...até agora...não mostrou nada...)
ExcluirCarballo e Pepe tem mais qualidade em todos os aspectos, se comparados a Villassanti e Lucas Silva (pelo jogo de ontem em comparação ao que vinham jogando). Com eles campo, o futebol do Cristaldo melhora.
De qualquer forma, novamente, e o que é normal, mesmo sem jogar bem (em relação ao que deveria pelo custo do elenco), o Grêmio esteve mais próximo de vencer do que o adversário.
Se o Thiago Santos estivesse no jogo, iriam computar o gol sofrido na conta dele. Escolhas seletivas de culpados. Sempre tem que haver um culpado. Para alguns o início do lance foi culpa do Bitello. Como Bitello é o queridinho, nem se comenta. Pra mim foi falha coletiva. O Marlon passou por cinco antes de finalizar na má saída do Adriel.
ResponderExcluirVeja que na minha critica, não safei sequer o arqueiro.
ResponderExcluirEu não tinha dúvidas de não temos um elenco, Bruxo. O time sem as recentes chegadas é mais do mesmo. Mesmo assim é o melhor e mais merecedor deste rural.
ResponderExcluirRodrigo.
Rodrigo
ResponderExcluirO negócio é esse mesmo: vencer o Regional e não se iludir.
Renato e direção podem até "mentir" nas entrevistas (no sentido de achar que está bom se ganhar), mas, internamente, eles tem que saber dos problemas.
Excluir