Páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

Galeria Imortal



Galeria Imortal (12)
 

Este é o time de 1988. Faltaram Astengo (beque central) e Jorge Veras (ponta-esquerda) na foto. Em pé: Mazaropi, Henrique, Luis Eduardo, Airton, Bonamigo , Alfinete e preparador físico Carlinhos Neves. Agachados: Valdo, Cuca, Lima, Cristóvão, Zé Roberto e o massagista Alvaci Almeida (Banha). 
Era chamado Grêmio Show; seu treinador era o santamariense Otacílio Gonçalves da Silva Júnior, discípulo de Rubens Minelli. Os destaques individuais eram Valdo e Cristóvão, atual treinador do E.C. Bahia. Havia três goleadores natos, Lima, Cuca e Jorge Veras. Zé Roberto era centro-avante, mas quebrava o galho como ponta-esquerda, também era goleador. Os laterais seriam titulares folgadamente na equipe do Tricolor deste ano. Ambos eram técnicos e vocacionados para o ataque, sem descuidarem da marcação.
Possuidor de um futebol envolvente. Arrisco dizer, mantinha um percentual elevado de posse de bola com um futebol competitivo, que por um desses mistérios do futebol, não alcançou títulos mais relevantes. 

6 comentários:

  1. Bruxo,
    em 1988 jogaram:

    Aírton
    Alfinete
    Almir Fraga
    Amaral
    André Paz
    Assis
    Astengo
    Bonamigo
    Cláudio Freitas
    Clausemir
    Cristóvão
    Cuca
    Darci
    Eduardo (Goleiro)
    Fábio Lima
    Gomes
    Helinho
    Henrique
    João Antônio
    Jorge Veras
    Jorginho Putinatti
    Lima
    Luís Eduardo
    Marcelo Iwar
    Marcus Vinícius
    Mazzaropi
    Roberto Gaúcho
    Serginho
    Trasante
    Valdo
    Vílson
    Zé Roberto

    ResponderExcluir
  2. Alvirubro!
    Algumas pecinhas raras: Gomes, goleiro apelidado pelo Santana de "aqualouco" porque era "espetaculoso"; Jorginho, o pé-frio, não ganhava nada; Marcus Vinícius, um jogador que nunca se definiu entre se 8 ou 9, jogou o Grenal do Século; Fernando Astengo, chileno que cometia dois pênaltis por partida, aprontou com o goleiro Rojas aquela farsa no Maracanã em 1989, eliminatórias da Copa da Itália; Cláudio Freitas, que a Dupla brigou a tapas e não vingou (sobrinho do Alcindo e filho do Alfeu, ambos centroavantes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astengo foi o melhor defensa central da sudamerica, no ano 1988. eu acho que sua opiniao nao e muito acertada. Astengo=Craque

      Excluir
  3. Maurício
    No Grêmio, ele não foi bem; se tu buscares documentos da época, verás que cometeu muitos pênaltis, quando defensor do Tricolor.
    Nesta época, eu morava em Poa e fui testemunha ocular. Ocorreu com ele, o mesmo que com Carlos Kiese em 80.
    Não quer dizer que era mau jogador, afinal, Astengo era titular da Seleção chilena.

    ResponderExcluir
  4. tive a oportunidade ver muitas vezes este time jogar Cuca e Cristóvão no meio Valdo,Lima e Jorge Veras e ainda a promessa Assis , um timaço !

    ResponderExcluir
  5. Realmente,eles jogavam por música. Faltaram títulos maiores.

    ResponderExcluir